29 dezembro, 2007

Jantar online

Buenas
Informamos a todos os lobos e simpatizantes (os cordeirinhos) não-lobos (também não são cães ... quer dizer arraçados) que para poderem visualizar o manjar, terão de ir www.msn.com e instalar o programa do msn live messenger. De seguida, deverá registar-se com um endereço electrónico que possui. Após a instalação do msn, deverá entrar no respectivo programa e de seguida na barra de ferramentas do msn, carregar em "Contactos" para adicionar novo contacto. O contacto/email a adicionar é o seguinte: coutadablog@hotmail.com
A partir daqui poderá conversar e vizualizar o nosso convívio. Esperamos por todos os lobos.

Inté ...

27 dezembro, 2007

Jantar de uma Alcateia

Buenas
Encontram-se abertas as inscrições para o jantar a realizar no dia 29 de Dezembro de 2007. O local escolhido foi o CENTRO SOCIAL DA COUTADA. A chamada ao local com Uivos de estremecer o território ecoará pelo vale das Sobreiras sensivelmente pelas 20 horas e 30 minutos.
A EMENTA:

ENTRADAS
CREME À "ZÉ DO PILAR" COM ABÓBORA
COZIDO À PORTUGUESA À MODA DA ALCATEIA
SALADA DE FRUTAS À "LAZULLI"
PUDIM DA CAPOEIRA
VINHO TINTO DA REGIÃO
ÀGUA DO CHAFARIZ

Preço por pessoa: 15 €

Preço para crianças a partir de 6 anos: 7,50 €

INSCRIÇÕES PARA O JANTAR DO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2007:
Marco Barrau e Filipa Costa
Carlos Pires e Manuela Carrola
Célia Carrola e Jorge Madeira
Manuel Carrola
Cristóvão Francisco
Pedro Carvalho e Manuel Carvalho
José Soares, Noémia Carrola, Beatriz e Pedro
Lúcio Carrola
Pedro Dias e Cristina Ferreira Dias
Catarina Dias
Fernando Soares
José Vaz Luís
Maria Isabel Morais
Paulo Teixeira e Maria José Almeida, Inês e Ricardo
Manuela dos Reis e Manuel Francisco dos Reis
Ana Maria Soares
Rita e Gabriel Serralheiro
Júlio Fonseca e Maria José Roberto Fonseca
Ilda e Bento, Eduarda e Bento Júnior
Jorge e Cipriana Simão
Manuela e Maria Brito
Alfredo António
Edgar Dias

Continuamos a aguardar mais inscrições. Para tal contactem o Marco, o Bragança, o Cristóvão ou o Pedro. Até lá uma recomendação: poupem as cordas vocais para, nesse dia, se fazer ouvir os uivos de uma noite de convívio memorável.
Inté ...

26 dezembro, 2007

O rescaldo ... das festas

Buenas
Mais um Natal passado. Aqui na montanha a tradição manteve-se. Um madeiro imponente ardia na noite da consoada. Sem a tradicional benção do mesmo, pois já ardia quando teve início a missa do Galo, as pessoas saíram até à rua para usufruir o calor do madeiro numa noite fria deste mês de Dezembro. Os registos fotográficos dessa noite serão colocados em breve no blogue. Como é do conhecimento, a votação (legítima ou não) para a decisão da realização do jantar do dia 29 de Dezembro de 2007 terminou. A escolha, por maioria - 47 %, foi o território. Seguiu-se o Paul como preferência pelos visitantes do blogue com 35 %.

Até lá, aguardem a chegada de mais informações nas possíveis actualizações que faremos nos próximos dias.

Inté ...

20 dezembro, 2007

BOAS FESTAS

Desejamos a todos os visitantes:



08 dezembro, 2007

Actividades Desportivas: 29 de Dezembro 2007

Buenas ... outra vez?
Damos conhecimento do programa das festas para o tão esperado dia 29 de Dezembro escolhido pelos 40 eleitores. Quem não tinha acessibilidade à internet tivesse feito queixa ao primeiro ... falamos do ministro. Não será pela iniciativa do CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DA COUTADA mas sim pela proposta do "recreativo" Marco Barrau que na tarde do dia 29 de Dezembro de 2007 realizar-se-á (esperemos o primeiro de muitos que se seguirão) uma actividade desportiva onde o objectivo principal será o Convívio da Alcateia, onde a amizade e a boa disposição reinará. O plano proposto é o seguinte:
ACTIVIDADE: Paintball + Tiro ao alvo com Zarabatana e (possível) Rappel
LOCAL: Espécie de Estádio de Futebol da Coutada
PREÇO: 20 euros/pessoa
HORA: 14.00h (a definir)
.
INCLUI:
. Arma ou marcador Tippman 98, máscara térmica VForce Thermal (não embacia), 100 bolas, braçadeira de identificação de equipa, fato de macaco, e gás ilimitado.
. Zarabatana, dardos, alvos e bastidores.
. Rappel.
.
OPCIONAL: Carregamento adicional mínimo de 100 bolas: 6 euros.
Carregamento adicional de 200 bolas: 11,50 euros.
Os preços apresentados incluem:
- Os preços incluem IVA à taxa legal em vigor.
- Seguro de acidentes pessoais.
- Todo o equipamento básico e material necessário para as actividades.
- Orientadores/monitores especializados.
- Entrega de CD com as fotografias da actividade.
- Entrega de diploma de participação e lembranças.
.
NOTAS:
- Orçamentos válidos para um grupo mínimo de 25 pessoas e máximo de 40 pessoas.
- No caso de intempéries, a actividade pode ser condicionada ou mesmo anulada, caso a empresa considere que não estão reunidas as condições mínimas de segurança das pessoas ou de bom funcionamento e integridade dos equipamentos.
- Caso a actividade já esteja a decorrer aquando do seu condicionamento/interrupção, o orçamento mantém-se em vigor.
- As actividades são orientadas por licenciados em Ciências do Desporto.
.
Relembramos que as inscrições para as actividades estão abertas a partir de hoje. Os nomes dos participantes constarão nesta postagem que será actualizada com relativa frequência.
Qualquer pessoa pode inscrever-se: quer seja ou não da alcateia; lobo ou loba. Quem desejar inscrever-se contactem o Marco, o mestre - Bragança, o Cristóvão ou Pedro por email ou mesmo contacto telefónico.
Relativamente ao jantar a realizar nesse dia, encontra-se em votação até o dia 22 de Dezembro, a localidade onde se realizará. A partir dessa data constará uma nova postagem no blogue com o preço do dito jantar e a respectiva inscrição.
.
INSCRIÇÃO PARA AS ACTIVIDADES DO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2007:
- MARCO BARRAU
- CARLOS PIRES
- CRISTÓVÃO FRANCISCO
- PEDRO CARVALHO
- JOSÉ ASSUNÇÃO BERNARDO SOARES
- SÉRGIO SERRA
- GABRIEL SERRALHEIRO
- LUÍS DIAS
- FERNANDO SOARES
- JOSÉ VAZ LUÍS
- PAULO TEIXEIRA + 1
-RICARDO JORGE DIAS MADEIRA
- NUNO SERRA
- HUGO ALMEIDA
- BRUNO ALMEIDA
- ALFREDO FRANCISCO
Inté ...

Relíquia IV

Buenas


Pergunto-me (desculpem a ousadia da primeira pessoa) por que é que a cimeira União Europeia-África não foi realizada nesta área iluminada? É injusto. Não será por falta de lâmpadas, nem de postes, nem de pilares, nem de centros sociais ou mesmo desportivos. Nós por cá temos isso tudo. Até a Alagoa poderia servir para hospedar as tendas e "camelos" da comitiva do Mouammar Kadhafi e nem água faltaria para esses "camelos". Ok, prontos ... não há multibancos nem paços do concelho. Mas verdadinha que nós temos um salão nobre! O da Junta de Freguesia, não? É da mais acolhedora que possamos ter e dela me orgulho ... pela sua humildade. Belas e bonitas recordações das festas de fim-de-ano que por lá se realizaram. Mas o que queremos mesmo desabafar é sobre as relíquias. Várias são as pessoas que nos informaram que possuem fotografias antigas que gostariam de partilhar connosco ... mas o que é certo não há tempo para digitalizá-las. Ora, não fosse algumas pessoas dedicadas, como o nosso conterrâneo António Manuel dos Reis, e não estaríamos na quarta secção das nossas Relíquias. Mais um registo daqueles momentos ambicionados pelos habitantes: o das procissões realizadas nas ruas da freguesia onde não havia misturas duvidosas - homens à frente, santos ao meio e numa posição derradeira as mulheres. Nessa altura já se verificavam alguns ecos de discordância e alguns seres do sexo masculino faziam questão de acompanhar a respectiva família nas traseiras da santa. Não há aqui metáforas. Orgulhavam-se de acompanhar a sua companheira. Pois bem, fica aqui o registo de fotografias de uma das procissões. O que faz brilhar o olhar é descobrir e recordar o aspecto que alguns elementos da alcateia apresentavam e relembrar outros, que, infelizmente, já nos abandonaram. Quem não se lembra da Sra. Lúcia Duarte. Verifiquem:












Nunca será demais relembrar-vos que continuamos à espera de mais relíquias!

Inté ...

29 novembro, 2007

Magusto na Coutada

Buenas ...

Esperemos que todas as comadres e compadres com ADN parcial ou totalmente iluminado, ou seja, com ligações à Coutada não tenham sofrido de alguma mutação desfavorável. Falamos das desfavoráveis pois nem todas são retrógradas, algumas até são essenciais para a evolução da espécie. Nada que não tenhamos experimentado ... coff coff ... essa tosse! Por exemplo, referimo-nos à evolução traduzida pela imunidade adquirida pela nossa gente às incómodas comicheiras provocadas pelo "brugo" (nome científico: Thaumetopoea pytiocampa Schiff.) do pinheiro-bravo (nome científico: Pinus pinaster Aiton.) quando se passeia pelos caminhos da área iluminada. Nota: aqui transpira-se divulgação científica e não se assuste pois não é necessário nenhum antiperspirante nem uma borrifadela de um suposto perfume nas axilas pois esta exsudação é inodora. Não há geada que perturbe qualquer habitante. Resistimos ao frio, o crepitar das carcótchas é música nos lares das humildes casinhas. Outra prova da suposta avançada linha evolutiva da espécie humana que em breve deverá ser classificada de Homo sapiens sapiens Variante Coutadensis é a verificada nas fotografias que o nosso amigo Marco Barrau enviou. Ora vejam:


Não se assuste! Não é o ritual de nenhuma tribo desconhecida. Trata-se, nada mais nada menos, do registo do magusto realizado pelas catequistas da paróquia preocupadas em tornar uma tarde diferente e divertida às nossas crianxinhas. Como podem verificar as cinzas espalhadas pelo rosto é mais uma prova da nossa ultra-resistência genética. Não há pele que fique danificada. Até diríamos que tem um efeito que contrai os músculos faciais. Oh prá elas felizes ... Gandas malucas ... suas doidas ... eheheheh. Caros voyeurs de blogues prevemos que, nos próximos tempos, a população portuguesa comece a andar por aí enfuscada numa tentativa evidente de combater a depressão social que assolou o país colonizador da nossa área iluminada.
Segundo o Marco, e passamos a citar: "Vários jogos se realizaram com as crianças (jogo do lenço, futebol, jogo da roda, etc...) e sem esquecer um lanche com o tão esperado magusto. Acredita foi muito bom ver aqueles miúdos e o pessoal mais crescido interagir daquela forma...um bom post para o blog. Em anexo umas fotos ... logicamente que não são dos miúdos para não ferir susceptibilidaes, mas sim das catequistas. Abração: M. Barrau." Agradecemos as novidades.

Como é do conhecimento, a votação para a escolha da data para a realização de actividades ditas radicais, terminou. Os resultados foram os seguintes:

De forma mais democrática - daquela que se consegue na Internet mais segura do mundo, a Portuguesa - a data escolhida foi o dia 29 de Dezembro. Em breve colocaremos o programa das "festas" com a descrição das actividades bem como a ementa e o local escolhido para o jantar de convívio (preparem esses ouvidos, muito Uivo ecoará) assim como os custos inerentes. Relembramos que a realização destas actividades requer um contrato com empresas associadas exigindo um mínimo de 25 e máximo de 40 participantes, sejam senhores e senhoras! Serão mesmo 40? Logo que tenhamos reunidas todas estas informações, serão colocadas no blogue e será declarada aberta as inscrições. Até lá divirtam-se da melhor maneira, pois é tempo de greve!!

Inté

11 novembro, 2007

Verão de São Martinho

Buenas

A todas e todos. Constou-nos que houve castanha assada e, por certo, jerupiga e água-pé (apesar desta última não ser muito popular) na área iluminada. O mote da festa deve ter sido muita diversão: Ui, ui, vai lá vai! E quem é que se recorda do tradicionais magustos. Um grupo de amigos juntava-se, carregados de castanhas e muita jerupiga, alegres e bem dispostos sob um verão de São Martinho fugiam da azáfama confusão do casão para os lugares despovoados adjacentes à metrópole: O Carvalho da Iveca, a Alagoa, no Casal, no Campo de Futebol (já que os jogos realizavam-se apenas aos sábados à tarde entre duas equipas com um equipamento que os distinguiam:uns em tronco nú e outros de tshirt. Na falta de calções, e de maneira a evitar dificuldades na correria que gera uma partida de futebol, era vê-los a jogar com um equipamento único: de slips, cuequinha branca, meus senhores. Partidas originais. Outra, a de um jogo disputado entre casados e solteiros com o árbitro forfalhudo no bigode, exibindo um abdómen expandido palmilhava todo o terreno com uns belos sapatos de domingo (é o que se calça nesse dia de semana, claro) com a meia tão alva que invejava qualquer publicidade referente à um detergente de roupa. Garantido era a comezaina no final. Não havia ofertas de viagens para o Brasil ... E se houvesse apito era mesmo o do Senhor Árbitro.


A conterrânea Isabel Morais enviou-nos um desses momentos vivenciados há anos atrás, um magusto à séria. Como devem recordar colocada numa postagem anterior. Esperemos que uma alma bondosa tenha feito o registo deste dia de festa e nos dê o prazer de partilhar aqui. Ficamos à espera.
Ouviu-se que há obras embargadas por quem de direito. Será?
É com a satisfação de verificar o crescimento da alcateia, o blogue dá os parabéns e deseja as melhores felicidades aos mais recentes pais: ao Nuno Soares e Carla pelo nascimento da sua filha e ao Vítor Andrade e Marlene pelo nascimento do filho.
Aderimos à proposta lançada pelo nosso amigo Marco Barrau e comentada neste blogue. Anunciamos a realização de um dia de convívio na Coutada. Acompanhamos os tempos modernos com um dia de actividades radicais ao ar livre (já ouvimos falar em Paintball e outros similares) com almoço e/ou jantar incluído. Aguardamos mais pormenores das actividades a desenvolver nesse dia, bem como os custos de inscrição. Entretanto, a partir de hoje e até ao dia 25 deste mês, está em votação a data preferida para a realização desse dia/tarde. As datas propostas correspondem aos sábados do mês de Dezembro, incluindo (por ter sido sugerido) o último dia do ano. E a coisa bem combinada, até incluiria uma rentrée privilegiada na área iluminada. Boa? Agradecemos a vossa participação para escolhermos o dia. Inscrevam-se!
Inté ...

08 novembro, 2007

Nós por cá II

Buenas

O popular Zé do Pilar enviou um email para nós, alertando uma outra situação existente na área iluminada. Citando o Zé: "Aqui está um grande exemplo, uma boca de incêndio "calada". Já nada se safa ......... Sempre presente. Zé do Pilar" e junto enviou o seguinte registo mas sem dizer onde é a localização da dita "boca".



Inté ...

25 outubro, 2007

Nós por cá ...

Buenas

Nós por cá ... sem precisarmos de divulgações na televisão ... (ou justifica-se?) passa a ser uma nova rubrica deste blogue, onde pretendemos que as pessoas possam alertar e elogiar qualquer situação a partilhar. O novíssimo colaborador Zé do Pilar, digamos que será uma versão da não menos profissional Conceição Lino do Serviço independente de Comunicação (SIC), enviou à redacção dois registos fotográficos de uma situação que merece a atenção de todos. Com a seguinte mensagem: "Não são apenas as kelhas que tem problemas!!! este é o estado da rua do calvário..........sempre presente Zé do Pilar".


São casas que ao revê-las, trazem muitas recordações a muitas famílias da Coutada. O local que outrora tenha assistido a muitos eventos (que os há) o seu aspecto não denota muita resistência física. Apesar da desertificação que começa a ser preocupante na área iluminada, a Rua do Calvário é, como todos sabem, uma rua utilizada por vários habitantes e daí, merece a devida atenção.
Relembramos ainda que continuamos a aguardar fotografias dos anos 80 e 90 tiradas, preferencialmente, nos locais de convívio. E agradecemos a vossa participação.
Inté ...

12 outubro, 2007

Um brinde ao Marco Barrau

Buenas.

Anunciamos que a data do 11 de Outubro foi o dia registado com mais visitas desde do 25 de Outubro do ano passado. Foram 117. Irisório para alguns mas para outros é a satisfação de verificar que este blogue conseguiu e consegue a interacção dos Coutadenses.
Gostaríamos que participassem com o envio de fotografias. E desta vez, dos locais de convívio nos anos 80-90. Os locais da loucura provinciana nas noites dos meses de Verão eram variados. Quem recorda as histórias passadas no Café da Tia Marrucha, o pub do Zé Joaquim, os "Reservados" (e garantimos que não havia meninas com a dança do ventre), O Dancing days do José Alves, A Ibeca, O Cortiço e a típica tasca da Ti Rosa. A publicação, no blogue, de fotografias desses locais colocará muitas pessoas a sorrir para o monitor do computador.
Esta postagem serve para novamente felicitar o conterrâneo Marco (que não nos brindou com a sua presença no festival da Alcateia - esta, com a novidade, fresquinha, dos shots - e o momento hardcore do Armando e da Valentina). Enviou-nos o seguinte texto (não sabemos a fonte, mas também não interessa).
"Penúltima prova do CNV
Após um longo interregno estival, recomeçou o Campeonato Nacional de Velocidade de Motociclismo. Decorrida mais uma jornada, desta feita a penúltima, o CNV, teve novamente a presença do covilhanense Marco Barrau, nesta época de estreia. O tempo esteve sempre bastante instável, dificultando mais uma vez a escolha de pneus e afinações de suspensões. Apesar dos contratempos, conseguiu baixar em 3 segundos os tempos de rodagem de Sábado
para a prova decorrida Domingo. Iniciada a prova, foi logo interrompida por uma queda colectiva na primeira curva. Após nova partida, a luta do Marco, disputada com quatro adversários para o 11º lugar, foi bastante aguerrida, originando inúmeras ultrapassagens. A três voltas do fim, Barrau, decide arriscar desferindo novo ataque mantendo o lugar até ao final pontuando novamente, apesar das dificuldades originadas pela escolha do acerto das suspensões.
A derradeira prova do CNV vai realizar-se na pista Eduarda Fernanda da Silva (Estoril), uma pista mais do gosto do Barrau no próximo fim-de-semana." Que deverá ter sido a 7 e 8 de Outubro.
Só resta desejarmos muitas vitórias ao Marco e que continua a brindar-nos com notícias das provas onde participa ... com datas! Não vá estar lá um Coutadense para te dar força ... boa surpresa.
Até logo.

04 outubro, 2007

Ao serviço da população



A Junta de Freguesia tem novo meio de transporte ...

01 outubro, 2007

ESTE BLOG É UMA JANELA ABERTA PARA O MUNDO!

Coutadenses e amigos
O blog foi pensado para ser um ponto de encontro de todos os Coutadenses e seus amigos espalhados pelo planeta Terra, embora como é sobejamente sabido também os haja na Lua. Coutadenses e também os amigos!!! Mas aí parece não chegar ainda a net.
Pretendeu-se também, que este espaço servisse para se estar mais perto, mais em contacto com as vivências da nossa terra, para a partilha de experiência e anunciar acontecimentos. No essencial um local de encontro agradável onde todos os COUTADENSES E AMIGOS pudessem colocar além de festarolas que a gente tanto gosta outras situações mais ou menos agradáveis, que nos deixam satisfeitos ou tristes ou mesmo até um pouco magoadas.
Que o blog sirva para criticar, mas também apontar soluções para as coisas que achamos menos bem. Uma das grandes dádivas de Abril foi a de podermos manifestar a nossa opinião, o nosso ponto de vista, o nosso desacordo, sem que para isso tenhamos de nos esconder atrás de um qualquer pseudônimo por muito prosaico que possa ser.
Uma das dádivas da liberdade, da democracia, mas, sobretudo da cidadania é aceitar a opinião dos outros, saber ouvir e se assim for necessário admitir o erro. Acreditem, admitir que se errou e corrigir a nossa posição é uma atitude nobre que só por si demonstra a grandeza moral do individuo.
A moderação dos comentários, como já foi dito pelo nosso amigo e Coutadense Carvalho, tiveram como objectivo não permitir achincalhamento pessoal, o que, diga-se, nunca aconteceu, e ainda não permitir que a linguagem possa baixar a níveis que não seriam os mais desejados, uma vez que se pretende que todas as pessoas, dos 8 aos 108, possam participar neste espaço que, embora iniciado apenas por alguns, seja para todos.
Na última semana houve dias que as visitas ao blog foram de 60!! O que demonstra o crescente interesse dos Coutadeses e seus amigos. Alegro-me, pois já dera por mim a pensar que talvez não valesse a pena já que pessoas não participavam, afinal enganei-me os temas é que não eram atrativos. (risos)
O tema que provocou tamanha afluência foi sem dúvida a dita quelha, ou melhor, a largura, ou falta dela, da mesma. Dos comentários colocados em nenhum se atacou a pessoa que está a construir a casa, apenas se apelou ao bem comum que é a boa acessibilidade dos locais. E sendo quem é o proprietário é atendível que as pessoas achem que deva dar exemplos pela positiva e não o contrário, como parece que sucedeu na dita quelha.
Já agora concordo com um comentário que foi feito sobre o tema “perdeu-se uma boa oportunidade para alargar a dita quelha “
Termino apelando a todos os Coutadenses e amigos para uma participação activa e sã neste espaço.
Sempre presente - Bragança

30 setembro, 2007

CAPELA - A CONSTRUÇÃO

Uma noite só

27 setembro, 2007

Uma Noite Só

Apesar de tarde, mas já que consegui visitar o blog
vou deixar um pequeno contributo na proxima semana da Grande Festa que para mim foi uma noite só ...

Desde já prometo estar mais atento ao blog e contibuir mais

Abraço a todos os Coutadenses

19 setembro, 2007

Festival da Alcateia'07

Buenas
Passado um mês, o rolo de fotografias finalmente foi revelado. Muitas fotografias ficaram por tirar mas à redacção só chegaram estas (acreditamos que devem existir outras, aguardamos, vale a pena aguardar?!). Este ano o festival decorreu nos três dias tradicionais do segundo fim-de-semana de Agosto, ou seja, sábado, domingo e segunda-feira. A novidade do ano foi o aparecimento da tenda dos shots, diga-se de passagem, foi um sucesso. Era uma romaria até à barraquinha para escolher o shot com a designação dos signos do zodíaco. E acreditem que não houve mão da Maya nisso. Não é pessoa para se preocupar com a Província. Temos pena ... ou não!
No sábado à noite fomos brindados com a ousadia do casal modernaço e fashion: Valentina e Armando. O reportório limitou-se a história do casal com umas cantigas pelo meio em jeito de intervalo, mas valeu a intenção. Contudo foi muito pedagógico. A arte de beijar em palco e de despir a camisa do pobre foi um momento único, capaz de invejar os organizadores do Music Awards. Aliás, a Britney Spears ficaria de queixo caído de inveja por não ter conseguido o mesmo efeito quando beijou a Madonna. Ah grande Valentina, o amor quando é verdadeiro não tem limites nos actos. Devem ter imaginado que os provincianos ficariam radiantes com essas lições de afectos. Ainda pensámos que o Armando estaria com um problema cardíaco quando a Valentina praticou um boca-a-boca com a mão a frente para não chocar as nossas criancinhas. Mas quando ela começou a arrancar a camisa do senhor, aí sim, pensamos aquilo é amor. Do mais puro e selvagem que possamos imaginar. Gostaríamos de ouvir a opinião dos tertulianos sobre a actuação da sua colega. Depois da plateia cansar-se aos gritos: "Canta! Canta!" enquanto ela falava, chegou o momento musical que fez levitar o recinto. A recordação da melodia do "Linda, linda, esta balada que te dou ..." ficou registado na memória de todos. Mais um marco importante no historial dos festivais da Alcateia. Quem não se lembra da nossa Mónica Sintra cuja rampa de lançamento terá sido mesmo aquela rua do cimo da estrada até ao fundo. Desde esse tempo, não mais parou na ribalta lusitana. Ainda acreditamos que a chegada ao palco da Valentina iria ser algo surpreendente, mesmo surreal. Descida dos ceús, não por um vaivém espacial ou por um balão de ar quente, adivinhavámos que fosse depositada no palco, por uma grua manejada por bailarinos viris em tronco nú com capacete de obras da construção civil e que o Armando fosse arrastado por umas coelhinhas da Playboy. Bolas, foi tudo pura ilusão. A grua estava lá, mas nem se mexeu. Nem mesmo um fogo de artíficio na infraestrutura metálica ali instalada. Apareceram ele e ela: A Valentina, a Torres e o Armando, o Gama pelos seus própios pés.
Seguiu-se a Banda Kontrol, que conseguiu animar os presentes tanto no sábado como no domingo.
No domingo, o Quinzinho de Portugal arrancou gargalhadas com as suas "ordinarices" brejeiras. Um festival muito diversificado, como podem imaginar. A Alcateia sempre a surpreender. E a tenda sempre a bombar! Registamos ainda que um suíno deliciou os estômagos dos festivaleiros, mais uma vez.
Na segunda-feira, como manda a tradição, lá vieram os bombos e a ranchada. O bar aberto voltou a acontecer para alegria de muitos.
Mais uma vez agradecemos os organizadores por mais um festival que se realizou e que fez com que as ruas da Coutada se assemelhassem com um Bairro Alto provinciano. Era cá um corropio pelas ruas. Eu gosto é do Verão ...
Para o ano haverá mais. Até lá fica o registo destes dias. É o que se arranja.









Já agora vão os nossos parabéns ao Mestre!

Inté ...

05 setembro, 2007

a maRaviLhA dAs mAraViLHaS é ..

Finalmente divulgamos a maRaviLhA vencedora eleita de forma mais justa e mais democrática. A votação, online entre os dias 13 de Julho até 13 de Agosto elegeu como preferida a Fonte Velha. Será caso para dizer: a idade é um posto!!!

Das 122 votações realizadas tiveram a seguinte distribuição:

1.º lugar: Fonte Velha registou 43 votos (35.85%).

2.º lugar: Chafariz registou 23 votos (18.85%).

3.º lugar: Largo Infante Dom Henrique registou 21 votos (17.21%).

4.º lugar: O Calvário registou 14 votos (11.48%).

5.º lugar: Jardim das Lajes registou 12 votos (9.84%).

6.º lugar: Igreja Matriz registou 5 votos (4.10%).

7.º lugar: Jardim Carlos Pinto registou 4 votos (3.28%).


Neste tipo de votação não se verificaram votos nulos ou brancos (total democracia!!!).

Obrigado pela vossa participação. O blogue apela aos vossos comentários e sugestões para outros assuntos a serem discutidos neste espaço. Nunca será demais relembrar que a crónica das relíquias continua e quem tiver fotografias da Coutada e conterrâneos o favor de enviar as digitalizações para que possamos partilhá-las.

Um bom regresso ao trabalho a todos.

Inté ...

Festa dos Bombos

Buenas

As férias terminaram! Sério? Fala-se no silêncio dos Lobos. Deixaram de uivar. Investigamos e fizemos a descoberta (nã foi preciso laboratórios britânicos nem detectives da Scotland Yard para ficarmos elucidados). Pois bem, calaram-se os uivos para dar lugar aos ensurdecedores bombos. O conterrâneo Ricardo Madeira teve a amabilidade de nos enviar as fotografias do "Bombadas' Party" que se realizou nos dias 21 e 22 do mês de Julho. Os activistas bombistas exercitaram os braços, para ecoar pelo vale do Zêzere, o grito de dor emitido pelos "pobres" bombos. Resta apreciar.




Esperamos que tenham apreciado ... Inté ...

08 agosto, 2007

Relíquia III

Buenas ...


Faltam poucos dias do arranque de mais um festival da Alcateia. Esperamos pela visita de todos. Bebida fresca e galináceos na brasa!!

A conterrânea Isabel Morais enviou-nos uma relíquia com o respectivo texto:
Este é um tempo que se avizinha, a chegada do Outono, das castanhas e de uma tradição que se vem perdendo no tempo, a realização dos magustos por grupos de jovens como forma de convívio.
Obviamente, não solicitei às pessoas retratadas autorização para a publicação da foto, nem poderia fazê-lo, não só por não ter o contacto de todas, mas por infelizmente e segundo me informarão, uma delas já não se encontrar entre nós, se alguma das retratadas não achar muita graça peço perdão.
Bem, penso que algumas das pessoas são muito fáceis de identificar, até porque as suas fisionomias não alteraram assim tanto, enquanto outras não tanto.
A qualidade da imagem não é lá muito famosa, mas esta foto foi tirada no final dos anos 50 inicio de 60, pelo que não se pode exigir muito. Verifica-se que o grupo estava animado, não sei se seria do convívio, ou será que o vasilhame que se vislumbra lá atrás terá dado o seu contributozito...
Divirtam-se a tentar descobrir!!!

Isabel Morais


Agradecemos.

Inté ...

01 agosto, 2007

Relíquia II

Buenas

Começa assim o mês de Agosto ... com muitas novidades para o blogue. Em primeiro lugar queremos agradecer a todos, os que participaram em consciência, na votação da Maravilha das Maravilhas da área iluminada, pois claro. Anunciamos ainda que a votação encerra no dia 13 de Agosto às 23 horas e 59 minutos em ponto. O apelo feito por nós e por alguns visitantes para que deixassem uma marca na página da história deste blogue que por cá se faz, assinando o "livro dos comentários" parece surtir efeito.

Aproxima-se mais uma edição do super festival da Alcateia. A vizinhança que se prepare com os uivos que soarão nos três dias de festa. Promete ser ensurdecedor. Vem aí a Valentina e o Armando!! E é claro, as máquinas fotográficas dos (espero) cada vez mais colaboradores vão desenfurejar as objectivas. Avisamos que, caso não queiram que uma fotografia vossa não seja exibida neste blogue, basta simplesmente solicita-lo.

Por falar em colaborações, chegou à redacção mais uma relíquia. Desta vez pela mão da nossa conterrânea Maria da Graça, disponibilizou-nos esta obra-de-arte. Ora vejam:

Mais uma vez desejamos a vossa participação. Como? Identificando os protagonistas, claro está. A fotografia data dos anos setenta, anos antes da revolução dos cravos e pelo vestuário quase diríamos que posavam para que fosse exibida no ano de 2007, em nada muito diferente do fashion actual. Que belas calças!!

As torres gêmeas parecem querer aparecer na Coutada, mas sobre isso mais não dizemos, ficará para uma próxima oportunidade. Não vá algum escuta da Al-Kaeda fazer esta descoberta.

Inté ...

07 julho, 2007

a maRaviLhA dAs mAraViLHaS ...

Buenas

O blogue parece que não mereceu muitos parabéns. Verificaram-se poucos comentários na postagem cinquenta referente ao aniversário do blogue. Outras mais antigas conseguiram um fluxo superior de participações (falamos dos comentários deixados). Um estudo sociológico poderia ser uma solução para compreender esse handicap do nosso-vosso blogue. Não há receitas ... azar para os sociólogos!

Falemos então da data 07.07.07. Não é um filme de Bond, não. É apenas uma data. Mas pelos algarismos capta a atenção de qualquer pessoa. E associada à data esteve a eleição de Lisboa para apresentar as novas 7 maravilhas do mundo ao Mundo antecedidas pelas maravilhas nacionais. Sentimo-nos ligeiramente irritados (só um bocadito mesmo) pelo facto da nossa localidade e qualquer monumento da mesma não ter sido selecionada para votação à escala mundial ... muito menos para a votação nacional. Erro gravíssimo. Enfim ... Nem todas as organizações de eventos deste calibre podem ser perfeitas. Uma vez que para o ano será a vez de votar as paisagens naturais mais bonitas, a conhecê-las no dia 08.08.08, talvez alguém se lembre da Alagoa, do próprio rio Zêzere, do "Penefusco" ou mesmo da Junceira ... O que será que irão eleger a 09.09.09? As nove personalidades do planeta? Enfim ...

Ora, pela Coutada, não faltam maravilhas ... raras ... e não nos referimos àquelas de duas pernas. Seleccionamos, das inúmeras maravilhas existentes por lá, sete (sugerimos, como é costume, a participação de todos para nos lembrar de outras obras-primas passíveis de serem designadas de maravilhas da terra). Cabe a todos Vós, votar pela maravilha das maravilhas. As 7 maravilhas são as seguintes:

Maravilha 1: O CALVÁRIO




Maravilha 2: FONTE VELHA




Maravilha 3: CHAFARIZ




Maravilha 4: IGREJA MATRIZ




Maravilha 5: JARDIM CARLOS PINTO


Maravilha 6: JARDIM DAS LAJES



Maravilha 7: O LARGO INFANTE DOM HENRIQUE



Qual mosteiro da Batalha ou Torre de Belém. O que é a pirâmide de Chichén Itzá, quando nos vangloriamos com um Calvário de um degrau. E que interesse têm os jardins da Babilónia (a maravilha-cota) quando temos as Lajes? De facto são só privilégios. É uma área iluminada pela arte, pela tecnologia e por alguma idiotice!

Pedimos agora que faça da sua justiça. Vamos eleger a maravilha das maravilhas da Coutada. Vote, então naquela que considera uma obra maravilhosa. Para isso, na tabela colocada debaixo dos mapas, basta clicar na opção que prefere. O blogue agradece a sua participação.

Inté ...

04 julho, 2007

Parabéns ao Blogue

Buenas

Estão convidados para apagar a vela comemorativa de um ano de existência (virtual). Estamos de parabéns (ou não, depende da perspectiva). Faz hoje um ano que a primeira postagem, em jeito de desafio, foi editada pelo Mestre: http://coutada2006.blogspot.com/2006/07/coutada-em-grande.html

A todos os que nos visitaram um bem-haja.
Inté

26 junho, 2007

Marco António Barrau, piloto rookie

Buenas


Uma interrupção nas parvoeiras para se falar em algo mais sério mas não menos triste, pelo contrário, um motivo de orgulho para a área iluminada. O que se transcreve em seguida foi notícia do Jornal do Fundão: "Covilhanense a correr no CNV de Motociclismo. Decorrida mais uma prova do CNV (Campeonato Nacional de Velocidade), neste caso a 3ª ronda, aproxima-se nova competição já a decorrer no fim-de-semana de 15,16 e 17 de Junho no Autódromo Fernanda Pires da Silva (Estoril II). Marco António Barrau, covilhanense de gema, piloto rookie, após a 3ª prova encontra-se em 12.º do Troféu Promocup 1000/Vodafone (motos com 1000cc). Após um bom início de campeonato averbando a nona posição no Estoril I, na ronda seguinte, no Circuito Vasco Sameiro (Braga I), uma queda inviabilizou a boa prestação que vinha desempenhando em pista. Na derradeira corrida, novamente Braga II, após um arranque atribulado em que foi tocado por um adversário relegando-o para o último posto, Marco Barrau fez uma corrida de grande recuperação terminando a prova em 13.º. Esta boa prestação do piloto covilhanense só não é melhor devido mesmo à queda no Circuito de Braga. Competindo com uma equipa completamente amadora, o piloto covilhanense pretende levar e marcar a caravana do Nacional de Velocidade com a sua irreverência e boa disposição, tão característica dos serranos."

De facto, esta notícia deverá provocar um sorriso no rosto de quem a lê. Um sorrisaço genuíno se for Coutadense e mais ainda se conhecer de facto o Marco. Pessoa bem humorada e que nunca esqueceu as suas origens. Um membro da Alcateia apaixonado por motos. Aqui fica o registo de algumas fotografias enviadas pelo próprio:

Outras referências ao feito deste nosso amigo conterrâneo podem ser lidas neste link:
Resta-nos felicitar o Marco, desejar-lhe muitas vitórias e que nos brinde com a sua visita.
Inté ...

16 junho, 2007

O Ramo

Va bene?
De volta para a segunda parte das parvoeiras. Um intervalo longo, admitimos. Ora, esta postagem não se refere ao Sr. Ramos, nem à família Ramos e muito menos à deposição de ramos de oliveira ou de outra espécie florestal no largo principal: o Casão (para os mais esquecidos!). Para a segunda parte prometemos algo surreal. Quem é da área iluminada ou admirador desta, certamente saberá algumas das tradições que por lá ocorrem. Pois bem, uma delas é o tradicional "Domingo do Ramo". A comemoração repete-se em dois domingos da quaresma. Passamos a explicar: nesses domingos, se pretende aproveitar para dormir a manhã sem ser incomodado pela campainha de casa, está enganado. Provavelmente terá a visita de dois indivíduos. Não nos referimos a qualquer espécie de vendedor, de pregador de outras doutrinas. Não, senhor. São mesmo moradores da localidade - "iluminados"!!! E o que querem eles? Certamente, primeiro dar-lhe os bons-dias e duvido que peçam desculpa por o acordar pois já deveria estar desperto há tempo. São os designados Mordomos da festa. Num dia são os da festa do Santíssimo Sacramento (assim nos apregoaram!) e no outro da dos Padroeiros, ou seja do Festival da Alcateia! Mesmo sem qualquer identificação são reconhecidos - vantagens de uma localidade com poucos habitantes. Mas, afinal, o que querem mesmo? Chouriços, meus senhores!

Sim, chouriços, chouriças, qualquer espécie de enchido. Quem os não tem de produção caseira para disponibilizar à população pode corrigir essa falha com uma contribuição em dinheiro. Isso não significa que pretendam comprar o silêncio cúmplice dos Mordomos. Esses agradecem, sem esquecer a tradicional evocação ao padroeiro sempre vigilante ao seu estado de saúde.

De seguida, é colocada uma árvore seca (religiosamente guardada para utilização anual) no largo principal e enfeitam-na com a matéria-prima adquirida. Segue-se um leilão real. Por enquanto só é possível a licitação in loco. Claro que não falta ali um bar improvisado para dar largas às bolsas dos licitadores. No final do dia, a licitação mais generosa arrebata os enfeites com algum pó acumulado e resíduos de monóxido de carbono. Este ano, o ramalhete foi vendido ao Sr. Joaquim Francisco - conterrâneo residente em Lisboa - e o outro ao Sr. João Serra. Um gesto solidário se tivermos em conta a necessidade de manter vivas estas tradições. A comissão de festas, e arriscamos, também, a população em geral agradece o gesto.
Um registo fotográfico foi enviado pelo nosso colaborador Sr. António dos Reis:



Observadores mais atentos já identificaram algo de surreal. No belo ramalhete, que causará inveja a qualquer noiva de Santo António, existe uma espécie de chouriço-de-carne que, pelas suas dimensões, envergonha as suas congéneres. Descubram-no.

Constou-se que a Capela foi demolida para o arranque da construção da nova. Gostaríamos de aferir a veracidade desta informação. Aguardamos.

Até lá, preparem-se. Porque maravilhas também as há na Coutada! Ah pois é! E mais não dizemos ...

Inté

09 junho, 2007

Festas do mês de Maio

Buenas ...
Chegaram! O quê? As fotografias de mais uma festa religiosa da pacata terreola alumiada. Upppps ... Tanto erro, a Independente tem dedo nisso ... Ainda sou despedido das minhas funções do blog (e hoje que estou afoito até escrevo na primeira pessoa do singular ... só mesmo para chatear e irritar!). Bem, mais uma vez, as festas do mês de Maria realizaram-se. Assim, na edição 2007, nada mudou: os felizes (assim aparentam os rostos) petizes que pela primeira vez provaram a hóstia e aquelas e aqueles que fardaram a túnica alva para renovarem os votos, tão depressa não esquecerão por esse momento tão marcante das suas vidas. E acreditem ou não, isso é mais pelo facto das suas células destinadas à memorização das vivências estarem intactas. Porque, falando por mim, recordo perfeitamente esse dia. No entanto, garanto-vos, já vivi momentos muito mais marcantes em felicidade, décadas depois, e não consigo reter com tanta precisão os pormenores desses marcos! Toma.
São festas, no meu ver, algo repetitivas. Deveriam fazer algumas reformas. Que acham? Ok, já mudaram o pároco. Mas só isso não chega. Ok, houve também uma lavagem nas figurantes da ala catequística (credo, rima com quisto, não correu bem)! Perceba-se que não emito qualquer juízo de valor relativamente ao pároco e suas catequistas da paróquia, nem ao anterior executivo (entenda-se o pároco anterior e o staff da época). Mas algo diferente poderia ser feito. Também não me refiro à matança de mais um espécime suíno, não! Deixem lá (POR ENQUANTO) os porcos e as porcas da região em paz! (para não ser objecto de crítica incluí macho e fêmea. E já agora, se quiserem, os e as assim-assim, também pode ser). E porque não aderir à proposta do nosso ilustre Ingenheiro PrimeMinister do governo constitucional do nosso país. Vai um Choque. Daqueles tecnológicos e não eléctricos, porque senão os protagonistas destas festas sofreriam sequelas e não queremos recalcados e traumatizados da nossa "piquena" sociedade. Uma missa online, porque não? Sempre poderíamos ver a postura dos participantes e as suas indumentárias; sentir as emoções. Mas já chega de bla bla bla. Apresento-vos as fotografias da não-sei-quanto edição FESTA de MAIO (maio maduro maio: mês do coração, da mãe, da primeiras cerejas, das aparições, do fim da época da liga de futebol e tantos outros acontecimentos que marcam este mês do ano). Calo-me, apreciem:





Gostaram? E pronto, após este bizarro intervalo, a parvoeira segue dentro de momentos ...

Inté ...