24 março, 2007

Relíquia I

Buenas.
Vivemos uma época carregada de mudanças. Argumentamos:

1.º - Num piscar de olhos à economia das empresas (dizem) verificamos a mudança para o horário de Verão. (Será com o intuito de aumentar os ordenados dos empregados ou simplesmente engrossar o subsídio de férias para que todos possam abandonar o país e desta vez fugir do oasis e rumar ao deserto).

2.º - A Primavera chegou. A transição para uma estação de ano carregada de alterações:
a) - as horas de luz solar estão a aumentar (Isso já vinha a acontecer desde Dezembro) mas por ser mais evidente nesta altura do ano, fazemos o registo!
b) - Com a Primavera chega também o cio das plantinhas! E lá temos de gramar os pólens que se instalam nos brônquios e nos irritam as vias respiratórias. E, para o caso de pessoas com um sistema imunitário mais sensível, é vê-las tossir, espirrar, olhos lacrimosos. Há quem goste ...
c) - Ainda por culpa da Prima, as fêmeas libertam feromonas para iludir os machos pretendentes. Quem nunca ouviu o grito desesperante, rasgando o silêncio da noite, de uma gata alterada. Desesperamos. Esse desespero não vem do facto de não podermos fazer nada para ajudar a pobre criatura mas por não conseguirmos adormecer com aquele grito carregado de agonia. Vai daí, os casais com problemas de insónia, numa última tentativa para adormecer, sugerem um acto carregado de amor e lá fazem um filho (na mira está o objectivo de cansar o corpo para ensurdecer os ouvidos). Este será o motivo do nascimento dos indivíduos sob o signo de Sagitário/Capricórnio. Tudo por culpa de uma gata com cio.
d) - A temperatura também acompanha essa mudança, verificando-se a subida do mercúrio nos termómetros.
e) - O guarda-fatos sofre uma reviravolta. O vestuário adequado à estação substitui os casacos e camisolas de gola alta. Essas peças são perfumadas de naftalina, não vá a traça traçá-las!

3.º - Há uma energia no ar que contagia. As pessoas apresentam-se mais sorridentes, alegres, bem dispostas e mais confiantes. E por que carga de água nos países que roçam a zona equatorial, as pessoas são mais alegres e divertidas. Talvez o calor da atmosfera influencie o estado de espírito das pessoas.

4.º - Os anos 80 estão de regresso. Música, modas, tudo o que se relaciona com essa época sente-se.

5.º - Há uma mudança do look do blog. Mais uma postagem ... eheheheheh

6.º - ...

O título - Relíquia (pelo facto da fotografia o ser pela antiguidade) I (por esperarmos outras relíquias do género) - deve-se ao facto de mais uma participação de quem prefere colaborar, e que não aderiu a onda da inércia só pelo receio de se ser criticado. Falamos do conterrâneo António Manuel dos Reis, que uma vez mais nos brindou. O brinde, digno desse nome, é uma fotografia tirada nos anos 80 (arriscaria 1982-83). Vai daí, o carríssimo conterrâneo aderiu à proposta lançada, e digitalizou essa foto que passamos a partilhá-la.



Gostaríamos que os Coutadenses tentassem identificar os modelos fotografados. Relembramos ainda que vão já bons tempos atrás, na falta de playstations em casa, internet e informáticas (os aparelhos de vídeo começavam a aparecer bem como os flippers) o convívio era real ... muito real. Vai daí, numa sociedade rural beirã, os rapazes juntavam-se no largo principal e cavaqueavam. A ala feminina, de vez em quando, ia ao chafariz com o propósito de encher a cântara de água, mas com a extrema vontade em ver os ditos "modelos". Assim reza, e não nos deixa mentir o hino da aldeia:


"Coutada, oh minha terra / Mais alta te quero pôr / Das tuas "felores" mimosas / Eu colho rosas / Pr'ó meu amor /

As raparigas com graça / Vão ao chafariz da praça / Vão encher a cantarinha / Água não querem levar / Deixem a bica vasar / Pr'á falar com o seu benzinho."

Aguardamos, a identificação dos fotografados. Um excelente fim-de-semana.

Inté ...

15 março, 2007

Obrigações fiscais II

Já se encontra disponível (e até 15 de Abril) a entrega por via electrónica da declaração de rendimentos modelo 3 de IRS, pelos sujeitos passivos com rendimentos das Categorias A (trabalho dependente) e H (pensões). Se tiverem auferido rendimentos destas categorias provenientes do estrangeiro, juntarão à declaração o Anexo J; se tiverem Benefícios Fiscais ou Manifestações de Fortuna apresentarão, em conjunto com a declaração, o Anexo H.

ver mais ...

Catálogo Promocional "Visite Coutada"

Buenas ...
Consta que a noite de Carnaval deste ano 2007 teve os seus momentos de diversão ... ui, imaginamos! Mas também parece-nos que os repórteres fotográficos estariam em greve, ou mesmo amuados e vai daí, fizeram a beiça, uma birra descomunal e recusaram trabalhar para esta nobre causa! Alguém ouse desmentir!
Apesar de não existir relatos escritos ou visuais desse evento, resta-nos apresentar, e com orgulho, uma série de diapositivos disponibilizado pelo nosso amigo e conterrâneo António Manuel dos Reis. Trata-se de uma série de fotografias da área iluminada o que irá contribuir para o aumento do fluxo de vereneantes (Adivinha-se). Agradecemos este trabalho e ansiamos pela iniciativa de mais participações do género. Enviem-nos registos antigos (preferimos!) e actuais de tudo o que possa relacionar-se com a Coutada.
E agora, façam o favor de se instalar comodamente, e apreciar as maravilhas da nossa aldeia!
Inté ...



04 março, 2007

Obrigações fiscais

Está a decorrer durante este mês e até ao dia 15 de Março a entrega da declaração de rendimentos modelo 3 de IRS, em suporte de papel, pelos sujeitos passivos com rendimentos das Categorias A (trabalho dependente) e H (pensões). Se tiverem auferido rendimentos destas categorias provenientes do estrangeiro, juntarão à declaração o Anexo J; se tiverem Benefícios Fiscais ou Manifestações de Fortuna apresentarão, em conjunto com a declaração, o Anexo H.