25 outubro, 2007

Nós por cá ...

Buenas

Nós por cá ... sem precisarmos de divulgações na televisão ... (ou justifica-se?) passa a ser uma nova rubrica deste blogue, onde pretendemos que as pessoas possam alertar e elogiar qualquer situação a partilhar. O novíssimo colaborador Zé do Pilar, digamos que será uma versão da não menos profissional Conceição Lino do Serviço independente de Comunicação (SIC), enviou à redacção dois registos fotográficos de uma situação que merece a atenção de todos. Com a seguinte mensagem: "Não são apenas as kelhas que tem problemas!!! este é o estado da rua do calvário..........sempre presente Zé do Pilar".


São casas que ao revê-las, trazem muitas recordações a muitas famílias da Coutada. O local que outrora tenha assistido a muitos eventos (que os há) o seu aspecto não denota muita resistência física. Apesar da desertificação que começa a ser preocupante na área iluminada, a Rua do Calvário é, como todos sabem, uma rua utilizada por vários habitantes e daí, merece a devida atenção.
Relembramos ainda que continuamos a aguardar fotografias dos anos 80 e 90 tiradas, preferencialmente, nos locais de convívio. E agradecemos a vossa participação.
Inté ...

12 outubro, 2007

Um brinde ao Marco Barrau

Buenas.

Anunciamos que a data do 11 de Outubro foi o dia registado com mais visitas desde do 25 de Outubro do ano passado. Foram 117. Irisório para alguns mas para outros é a satisfação de verificar que este blogue conseguiu e consegue a interacção dos Coutadenses.
Gostaríamos que participassem com o envio de fotografias. E desta vez, dos locais de convívio nos anos 80-90. Os locais da loucura provinciana nas noites dos meses de Verão eram variados. Quem recorda as histórias passadas no Café da Tia Marrucha, o pub do Zé Joaquim, os "Reservados" (e garantimos que não havia meninas com a dança do ventre), O Dancing days do José Alves, A Ibeca, O Cortiço e a típica tasca da Ti Rosa. A publicação, no blogue, de fotografias desses locais colocará muitas pessoas a sorrir para o monitor do computador.
Esta postagem serve para novamente felicitar o conterrâneo Marco (que não nos brindou com a sua presença no festival da Alcateia - esta, com a novidade, fresquinha, dos shots - e o momento hardcore do Armando e da Valentina). Enviou-nos o seguinte texto (não sabemos a fonte, mas também não interessa).
"Penúltima prova do CNV
Após um longo interregno estival, recomeçou o Campeonato Nacional de Velocidade de Motociclismo. Decorrida mais uma jornada, desta feita a penúltima, o CNV, teve novamente a presença do covilhanense Marco Barrau, nesta época de estreia. O tempo esteve sempre bastante instável, dificultando mais uma vez a escolha de pneus e afinações de suspensões. Apesar dos contratempos, conseguiu baixar em 3 segundos os tempos de rodagem de Sábado
para a prova decorrida Domingo. Iniciada a prova, foi logo interrompida por uma queda colectiva na primeira curva. Após nova partida, a luta do Marco, disputada com quatro adversários para o 11º lugar, foi bastante aguerrida, originando inúmeras ultrapassagens. A três voltas do fim, Barrau, decide arriscar desferindo novo ataque mantendo o lugar até ao final pontuando novamente, apesar das dificuldades originadas pela escolha do acerto das suspensões.
A derradeira prova do CNV vai realizar-se na pista Eduarda Fernanda da Silva (Estoril), uma pista mais do gosto do Barrau no próximo fim-de-semana." Que deverá ter sido a 7 e 8 de Outubro.
Só resta desejarmos muitas vitórias ao Marco e que continua a brindar-nos com notícias das provas onde participa ... com datas! Não vá estar lá um Coutadense para te dar força ... boa surpresa.
Até logo.

04 outubro, 2007

Ao serviço da população



A Junta de Freguesia tem novo meio de transporte ...

01 outubro, 2007

ESTE BLOG É UMA JANELA ABERTA PARA O MUNDO!

Coutadenses e amigos
O blog foi pensado para ser um ponto de encontro de todos os Coutadenses e seus amigos espalhados pelo planeta Terra, embora como é sobejamente sabido também os haja na Lua. Coutadenses e também os amigos!!! Mas aí parece não chegar ainda a net.
Pretendeu-se também, que este espaço servisse para se estar mais perto, mais em contacto com as vivências da nossa terra, para a partilha de experiência e anunciar acontecimentos. No essencial um local de encontro agradável onde todos os COUTADENSES E AMIGOS pudessem colocar além de festarolas que a gente tanto gosta outras situações mais ou menos agradáveis, que nos deixam satisfeitos ou tristes ou mesmo até um pouco magoadas.
Que o blog sirva para criticar, mas também apontar soluções para as coisas que achamos menos bem. Uma das grandes dádivas de Abril foi a de podermos manifestar a nossa opinião, o nosso ponto de vista, o nosso desacordo, sem que para isso tenhamos de nos esconder atrás de um qualquer pseudônimo por muito prosaico que possa ser.
Uma das dádivas da liberdade, da democracia, mas, sobretudo da cidadania é aceitar a opinião dos outros, saber ouvir e se assim for necessário admitir o erro. Acreditem, admitir que se errou e corrigir a nossa posição é uma atitude nobre que só por si demonstra a grandeza moral do individuo.
A moderação dos comentários, como já foi dito pelo nosso amigo e Coutadense Carvalho, tiveram como objectivo não permitir achincalhamento pessoal, o que, diga-se, nunca aconteceu, e ainda não permitir que a linguagem possa baixar a níveis que não seriam os mais desejados, uma vez que se pretende que todas as pessoas, dos 8 aos 108, possam participar neste espaço que, embora iniciado apenas por alguns, seja para todos.
Na última semana houve dias que as visitas ao blog foram de 60!! O que demonstra o crescente interesse dos Coutadeses e seus amigos. Alegro-me, pois já dera por mim a pensar que talvez não valesse a pena já que pessoas não participavam, afinal enganei-me os temas é que não eram atrativos. (risos)
O tema que provocou tamanha afluência foi sem dúvida a dita quelha, ou melhor, a largura, ou falta dela, da mesma. Dos comentários colocados em nenhum se atacou a pessoa que está a construir a casa, apenas se apelou ao bem comum que é a boa acessibilidade dos locais. E sendo quem é o proprietário é atendível que as pessoas achem que deva dar exemplos pela positiva e não o contrário, como parece que sucedeu na dita quelha.
Já agora concordo com um comentário que foi feito sobre o tema “perdeu-se uma boa oportunidade para alargar a dita quelha “
Termino apelando a todos os Coutadenses e amigos para uma participação activa e sã neste espaço.
Sempre presente - Bragança