29 novembro, 2007

Magusto na Coutada

Buenas ...

Esperemos que todas as comadres e compadres com ADN parcial ou totalmente iluminado, ou seja, com ligações à Coutada não tenham sofrido de alguma mutação desfavorável. Falamos das desfavoráveis pois nem todas são retrógradas, algumas até são essenciais para a evolução da espécie. Nada que não tenhamos experimentado ... coff coff ... essa tosse! Por exemplo, referimo-nos à evolução traduzida pela imunidade adquirida pela nossa gente às incómodas comicheiras provocadas pelo "brugo" (nome científico: Thaumetopoea pytiocampa Schiff.) do pinheiro-bravo (nome científico: Pinus pinaster Aiton.) quando se passeia pelos caminhos da área iluminada. Nota: aqui transpira-se divulgação científica e não se assuste pois não é necessário nenhum antiperspirante nem uma borrifadela de um suposto perfume nas axilas pois esta exsudação é inodora. Não há geada que perturbe qualquer habitante. Resistimos ao frio, o crepitar das carcótchas é música nos lares das humildes casinhas. Outra prova da suposta avançada linha evolutiva da espécie humana que em breve deverá ser classificada de Homo sapiens sapiens Variante Coutadensis é a verificada nas fotografias que o nosso amigo Marco Barrau enviou. Ora vejam:


Não se assuste! Não é o ritual de nenhuma tribo desconhecida. Trata-se, nada mais nada menos, do registo do magusto realizado pelas catequistas da paróquia preocupadas em tornar uma tarde diferente e divertida às nossas crianxinhas. Como podem verificar as cinzas espalhadas pelo rosto é mais uma prova da nossa ultra-resistência genética. Não há pele que fique danificada. Até diríamos que tem um efeito que contrai os músculos faciais. Oh prá elas felizes ... Gandas malucas ... suas doidas ... eheheheh. Caros voyeurs de blogues prevemos que, nos próximos tempos, a população portuguesa comece a andar por aí enfuscada numa tentativa evidente de combater a depressão social que assolou o país colonizador da nossa área iluminada.
Segundo o Marco, e passamos a citar: "Vários jogos se realizaram com as crianças (jogo do lenço, futebol, jogo da roda, etc...) e sem esquecer um lanche com o tão esperado magusto. Acredita foi muito bom ver aqueles miúdos e o pessoal mais crescido interagir daquela forma...um bom post para o blog. Em anexo umas fotos ... logicamente que não são dos miúdos para não ferir susceptibilidaes, mas sim das catequistas. Abração: M. Barrau." Agradecemos as novidades.

Como é do conhecimento, a votação para a escolha da data para a realização de actividades ditas radicais, terminou. Os resultados foram os seguintes:

De forma mais democrática - daquela que se consegue na Internet mais segura do mundo, a Portuguesa - a data escolhida foi o dia 29 de Dezembro. Em breve colocaremos o programa das "festas" com a descrição das actividades bem como a ementa e o local escolhido para o jantar de convívio (preparem esses ouvidos, muito Uivo ecoará) assim como os custos inerentes. Relembramos que a realização destas actividades requer um contrato com empresas associadas exigindo um mínimo de 25 e máximo de 40 participantes, sejam senhores e senhoras! Serão mesmo 40? Logo que tenhamos reunidas todas estas informações, serão colocadas no blogue e será declarada aberta as inscrições. Até lá divirtam-se da melhor maneira, pois é tempo de greve!!

Inté

11 novembro, 2007

Verão de São Martinho

Buenas

A todas e todos. Constou-nos que houve castanha assada e, por certo, jerupiga e água-pé (apesar desta última não ser muito popular) na área iluminada. O mote da festa deve ter sido muita diversão: Ui, ui, vai lá vai! E quem é que se recorda do tradicionais magustos. Um grupo de amigos juntava-se, carregados de castanhas e muita jerupiga, alegres e bem dispostos sob um verão de São Martinho fugiam da azáfama confusão do casão para os lugares despovoados adjacentes à metrópole: O Carvalho da Iveca, a Alagoa, no Casal, no Campo de Futebol (já que os jogos realizavam-se apenas aos sábados à tarde entre duas equipas com um equipamento que os distinguiam:uns em tronco nú e outros de tshirt. Na falta de calções, e de maneira a evitar dificuldades na correria que gera uma partida de futebol, era vê-los a jogar com um equipamento único: de slips, cuequinha branca, meus senhores. Partidas originais. Outra, a de um jogo disputado entre casados e solteiros com o árbitro forfalhudo no bigode, exibindo um abdómen expandido palmilhava todo o terreno com uns belos sapatos de domingo (é o que se calça nesse dia de semana, claro) com a meia tão alva que invejava qualquer publicidade referente à um detergente de roupa. Garantido era a comezaina no final. Não havia ofertas de viagens para o Brasil ... E se houvesse apito era mesmo o do Senhor Árbitro.


A conterrânea Isabel Morais enviou-nos um desses momentos vivenciados há anos atrás, um magusto à séria. Como devem recordar colocada numa postagem anterior. Esperemos que uma alma bondosa tenha feito o registo deste dia de festa e nos dê o prazer de partilhar aqui. Ficamos à espera.
Ouviu-se que há obras embargadas por quem de direito. Será?
É com a satisfação de verificar o crescimento da alcateia, o blogue dá os parabéns e deseja as melhores felicidades aos mais recentes pais: ao Nuno Soares e Carla pelo nascimento da sua filha e ao Vítor Andrade e Marlene pelo nascimento do filho.
Aderimos à proposta lançada pelo nosso amigo Marco Barrau e comentada neste blogue. Anunciamos a realização de um dia de convívio na Coutada. Acompanhamos os tempos modernos com um dia de actividades radicais ao ar livre (já ouvimos falar em Paintball e outros similares) com almoço e/ou jantar incluído. Aguardamos mais pormenores das actividades a desenvolver nesse dia, bem como os custos de inscrição. Entretanto, a partir de hoje e até ao dia 25 deste mês, está em votação a data preferida para a realização desse dia/tarde. As datas propostas correspondem aos sábados do mês de Dezembro, incluindo (por ter sido sugerido) o último dia do ano. E a coisa bem combinada, até incluiria uma rentrée privilegiada na área iluminada. Boa? Agradecemos a vossa participação para escolhermos o dia. Inscrevam-se!
Inté ...

08 novembro, 2007

Nós por cá II

Buenas

O popular Zé do Pilar enviou um email para nós, alertando uma outra situação existente na área iluminada. Citando o Zé: "Aqui está um grande exemplo, uma boca de incêndio "calada". Já nada se safa ......... Sempre presente. Zé do Pilar" e junto enviou o seguinte registo mas sem dizer onde é a localização da dita "boca".



Inté ...