09 dezembro, 2010

Bombos da Coutada na festa de Santa Bebiana no Peso

Buenas

Para matar as saudades aos que estão longe da área iluminada partilhamos a reportagem da participação dos Bombos na festa da Santa Bebiana que se realizou na freguesia do Peso. Queremos felicitar o novo projecto "iluminado" designados TCHIBOS DA SEMENTE e desejar-lhes muito sucesso.



Um bem haja!

Inté

02 novembro, 2010

Magusto 2010

Ora viva!

Estamos de regresso, após um interregno de uns meses bem podemos afirmar que o blogue gozou de um período de férias invejável. Não, não estivemos parados por razões de saúde e não nós foi passado um atestado médico (que o nosso médico de família, profissional, não alinha nisso!). Nem estivemos de penitência pois este blogue, que é de todos, não peca! Não fomos silenciados, a classe política local é moderna e tolerante. Talvez tenha sido mesmo, falta de tempo dos colaboradores. Relembramos que a colaboração dos lobos é fundamental para nos informar dos acontecimentos locais. Assim, mais uma vez, o nosso conterrâneo Sérgio Serra disponibilizou-se para registar o momento ocorrido no passado dia 1 de Novembro pelas 16 horas locais. A alcateia foi convidada pela Junta de Freguesia para participar no magusto. Fica aqui o registo:



Espero que tenham apreciado. A todas e todos um até breve!
Inté ...

15 junho, 2010

Petição Vamos Defender a Escola EB1 da Coutada

O conterrâneo Fernando Soares enviou para o blogue o apelo da comunidade da Coutada, através de uma petição.
Transcrevemos o apelo:

Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Coutada
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Covilhã
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro Ministro
Exma. Senhora Ministra da Educação

Assunto: Encerramento da Escola EB1 da Coutada, concelho de Covilhã, distrito de Castelo Branco; e não transferência dos alunos para um Centro Educativo, como foi referida pelo Ministério da Educação.

Factos: Ministério da Educação vai encerrar a Escola EB1 da Coutada e transferir os alunos, desde os seis anos de idade, para a Escola Montes Hermínios do Tortosendo, a cerca de 15 quilómetros da Coutada.

Enquadramento e Afirmação: Ultimamente, a escola primária registou sempre entre, pelo menos, dez e quinze alunos; o que é, para uma pequena aldeia, um número significativo. Actualmente a escola conta dez alunos, e no próximo ano lectivo teria onze.

A possibilidade da escola ser fechada, e colocada na dependência da escola dos Montes Hermínios no Tortosendo (a cerca de quinze quilómetros da Coutada) deteriorará as condições de vida das crianças e famílias respectivas, pela distância entre local de residência e escola de destino, pelo problema social que irá criar e dificuldades do acesso ao ensino (depois terão de sair de casa, por volta das 7h45 da manhã e só regressarão cerca das 18.30h, não esquecendo os invernos rigorosos habituais na região), pelas dificuldades que irá criar no acesso e relacionamento entre crianças e familiares. Recorda-se ainda que no primeiro ano estará presente um menino diabético, insulino-dependente, com apenas seis anos de idade, e requerendo assim cuidados muito especiais que inclui a vigilância da mãe, várias vezes ao dia. Perante esta situação, nem podemos referir a preocupação dessa mãe ao deixar, em mãos alheias, mesmo competente, a saúde do seu filho. No aspecto pedagógico, é questionável a mudança das crianças para uma escola a 15 quilómetros de distância, devido aos seguintes factores:

Ponto 1: a escola proposta não oferece melhores condições, tanto ao nível das instalações, como pedagógico (a nossa escola, nos últimos três anos lectivos, tem taxas de sucesso que rondam os 100% nas Provas de Aferição e no Sucesso Educativo);

Ponto 2: o elevado número de alunos prejudica o ensino mais individualizado, e portanto mais eficaz;

Ponto 3: o tempo dispensado nas viagens vai agravar as relações familiares entre pais e filhos;

Ponto 4: a actividade diária que compreende o ensino, mais as viagens, provocará um índice de cansaço mais acentuado ás crianças e uma consequente perda de rendimento;

Ponto 5: os significativos investimentos aplicados na escola da Coutada vão revelar-se inúteis, e lascivos para o erário público;

Ponto 6: esta medida vai acentuar, ainda mais, a desertificação da nossa aldeia contribuindo para o aumento, desmesurados, das áreas urbanas e o consequente crescimento dos problemas sociais;


Com esta petição repudia-se a vontade de amputar à população da área da Coutada o seu direito Constitucional e inalienável à educação de proximidade.

Esta petição pretende contestar e impedir o encerramento da escola primária da Coutada, enquanto não estiver operacional o Centro Educativo, proporcionando as condições adequadas às crianças.

8 de Junho de 2010

Na expectativa da melhor resolução,
Atentamente.

A comunidade da Coutada

26 abril, 2010

Abril na Coutada


Apetece dizer que em Abril a Coutada floriu. E de cravos se engalanou para receber as comemorações oficiais, a nível concelhio, do 36.º aniversário da Revolução, evento que trouxe até nós algumas autoridades do poder local, com destaque para o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto e do Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Carlos Abreu.

Antes da sessão pública da Assembleia Municipal, teve lugar a inauguração oficial do Multiusos da Coutada. Trata-se de uma obra capaz de dar nova vida à freguesia, levar jovens, e menos jovens, à prática de desporto e ser palco dos mais diversos eventos culturais e recreativos. Com esta obra a Coutada ficou mais rica, passando a dispor de infra-estruturas que algumas vilas, e até cidades, há muito reclamam. Pesa agora sobre a Junta de Freguesia, e associações locais, uma árdua tarefa: dar vida ao multiusos. Se fazê-lo não foi fácil, dar-lhe vida sê-lo-à menos. Importa agora dizer que ele existe, está lá e há que unir esforços no sentido da sua rentabilização. Temos pois de dar os parabéns a todos quantos se empenharam, desde há anos, na construção desta obra, e dizer o nosso muito obrigado aos executivos da freguesia e camarários.



Mas voltemos ao 25 de Abril de 2010. Foi uma cerimónia bonita e participada. Ouviram-se intervenções políticas de vários quadrantes. Uns associaram a emancipação feminina à ruptura com o fascismo, outros focalizaram o que falta fazer de Abril em áreas da Educação, Saúde e Trabalho, outros ainda prometeram continuar a servir o Povo segundo os ideais trazidos por Abril, quer fossem oposição quer fossem governo, e outros até, discursaram sem que ao 25 de Abril fizessem qualquer referência. Só pode ter sido por lapso, mas ... estávamos nas comemorações oficiais do 36.º aniversário do 25 de Abril.

14 abril, 2010

APELO URGENTE

Buenas

Esta postagem tem como propósito lançar um apelo urgente da Sra. Cecília Soares aos Coutadenses e amigos para ajudar o estado de saúde do seu filho e também conterrâneo Sr. George Soares Serra. O George tem vindo a enfrentar um problema de saúde relacionado com a medula óssea. Actualmente encontra-se estável, a recuperar mas a necessitar de uma transfusão sanguínea todos os meses. De forma a permitir uma vida sem preocupações de transfusões de sangue, o George necessita de um dador de medula que seja compatível. A probabilidade de encontrar alguém compatível está preferencialmente entre os familiares, seguindo-se todos os habitantes da área de origem de seus pais - Coutada e Pesinho. A procura de um dador compatível em França e na base de dados da União Europeia não revelou resultados positivos. Assim, o blogue junta-se ao apelo de mãe. Todas as pessoas com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos que queiram ser dadores de medula, basta dirigirem-se ao Centro Hospitalar da Cova da Beira às terças-feiras das 15 às 17 Horas e digam que querem ser dadores de medula. Pelo que nos foi explicado, responderão a algumas perguntas e será feita uma colheita de sangue para análises. Posto isto contribuirão para aumentar as probabilidades de transplantes de medula serem bem sucedidos. Lembramos que não será obrigatório doar medula no caso ser necessário. Quem residir longe da área iluminada deve contactar o centro hospitalar da sua área de residência e averiguar o dia em que realizam análises para dadores de medula.
Em nome do George e familiares, um enorme bem-haja pela vossa disponibilidade e compreensão. Em nosso nome e, julgamos de todos os coutadenses, uma palavra de força e esperança ao George e à Sra. Cecília.

Inté

21 março, 2010

Pois é... Coutada acontece.


Há tanto tempo! Até parece que nada foi acontecendo cá pelo burgo. Enganam-se. A neve derreteu e os dias foram passando, os lobos foram uivando e o blog, mesmo não parecendo, foi sendo procurado. Procura sem uivos, pois para isso, infelizmente, parece ser preciso dar o mote. Mas a coutada não esmorece. O tempo passa e a vida acontece. Aconteceu o animado baile de Carnaval. De Segunda a Domingo, acontecem os trabalhos, os lazeres, as missas e a Ladaínha. Acontecem sorrisos de crianças, espelhos de brincadeiras que nos causam nostalgia; acontecem lágrimas nos cantos dos olhos, fruto de recoradações mais ou menos presentes. Na verdade acontece...

Aconteceu hoje uma festa em honra e louvor de S. José, evento que proporcionou convívio, descaroçar de azeitonas, descascar de tremoços, despejar de Pedra do Urso, convívio de amigos... enfim, momentos que teimam em escassear cá pela aldeia. Mas gostei. Digo que gostei. Das azeitonas, dos termoços e do vinho. Confesso que gostei sobretudo de ver o primeiro organizador desta festa na varanda de sua casa com os olhos arregalados a ver o que se passava no Casão. Mexeu comigo, e depressa dei por mim a pensar em quantos não deram já algo de si a esta festa e que, infelizmente, hoje não puderam estar presentes, fossem eles, Josés, Antónios, Joaquins, Miguéis ou Manéis. Haja Coutada

10 janeiro, 2010

NEVE na COUTADA 10-01-2010

E vão chegando mais registos deste fenómeno natural alvo aos nossos olhos que tornaram a área mais iluminada! Os colaboradores foram: Sérgio Serra, José Vaz e José Soares.