26 abril, 2010

Abril na Coutada


Apetece dizer que em Abril a Coutada floriu. E de cravos se engalanou para receber as comemorações oficiais, a nível concelhio, do 36.º aniversário da Revolução, evento que trouxe até nós algumas autoridades do poder local, com destaque para o Senhor Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto e do Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Carlos Abreu.

Antes da sessão pública da Assembleia Municipal, teve lugar a inauguração oficial do Multiusos da Coutada. Trata-se de uma obra capaz de dar nova vida à freguesia, levar jovens, e menos jovens, à prática de desporto e ser palco dos mais diversos eventos culturais e recreativos. Com esta obra a Coutada ficou mais rica, passando a dispor de infra-estruturas que algumas vilas, e até cidades, há muito reclamam. Pesa agora sobre a Junta de Freguesia, e associações locais, uma árdua tarefa: dar vida ao multiusos. Se fazê-lo não foi fácil, dar-lhe vida sê-lo-à menos. Importa agora dizer que ele existe, está lá e há que unir esforços no sentido da sua rentabilização. Temos pois de dar os parabéns a todos quantos se empenharam, desde há anos, na construção desta obra, e dizer o nosso muito obrigado aos executivos da freguesia e camarários.



Mas voltemos ao 25 de Abril de 2010. Foi uma cerimónia bonita e participada. Ouviram-se intervenções políticas de vários quadrantes. Uns associaram a emancipação feminina à ruptura com o fascismo, outros focalizaram o que falta fazer de Abril em áreas da Educação, Saúde e Trabalho, outros ainda prometeram continuar a servir o Povo segundo os ideais trazidos por Abril, quer fossem oposição quer fossem governo, e outros até, discursaram sem que ao 25 de Abril fizessem qualquer referência. Só pode ter sido por lapso, mas ... estávamos nas comemorações oficiais do 36.º aniversário do 25 de Abril.

14 abril, 2010

APELO URGENTE

Buenas

Esta postagem tem como propósito lançar um apelo urgente da Sra. Cecília Soares aos Coutadenses e amigos para ajudar o estado de saúde do seu filho e também conterrâneo Sr. George Soares Serra. O George tem vindo a enfrentar um problema de saúde relacionado com a medula óssea. Actualmente encontra-se estável, a recuperar mas a necessitar de uma transfusão sanguínea todos os meses. De forma a permitir uma vida sem preocupações de transfusões de sangue, o George necessita de um dador de medula que seja compatível. A probabilidade de encontrar alguém compatível está preferencialmente entre os familiares, seguindo-se todos os habitantes da área de origem de seus pais - Coutada e Pesinho. A procura de um dador compatível em França e na base de dados da União Europeia não revelou resultados positivos. Assim, o blogue junta-se ao apelo de mãe. Todas as pessoas com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos que queiram ser dadores de medula, basta dirigirem-se ao Centro Hospitalar da Cova da Beira às terças-feiras das 15 às 17 Horas e digam que querem ser dadores de medula. Pelo que nos foi explicado, responderão a algumas perguntas e será feita uma colheita de sangue para análises. Posto isto contribuirão para aumentar as probabilidades de transplantes de medula serem bem sucedidos. Lembramos que não será obrigatório doar medula no caso ser necessário. Quem residir longe da área iluminada deve contactar o centro hospitalar da sua área de residência e averiguar o dia em que realizam análises para dadores de medula.
Em nome do George e familiares, um enorme bem-haja pela vossa disponibilidade e compreensão. Em nosso nome e, julgamos de todos os coutadenses, uma palavra de força e esperança ao George e à Sra. Cecília.

Inté