Buenas.
Vivemos uma época carregada de mudanças. Argumentamos:
1.º - Num piscar de olhos à economia das empresas (dizem) verificamos a mudança para o horário de Verão. (Será com o intuito de aumentar os ordenados dos empregados ou simplesmente engrossar o subsídio de férias para que todos possam abandonar o país e desta vez fugir do oasis e rumar ao deserto).
2.º - A Primavera chegou. A transição para uma estação de ano carregada de alterações:
a) - as horas de luz solar estão a aumentar (Isso já vinha a acontecer desde Dezembro) mas por ser mais evidente nesta altura do ano, fazemos o registo!
b) - Com a Primavera chega também o cio das plantinhas! E lá temos de gramar os pólens que se instalam nos brônquios e nos irritam as vias respiratórias. E, para o caso de pessoas com um sistema imunitário mais sensível, é vê-las tossir, espirrar, olhos lacrimosos. Há quem goste ...
c) - Ainda por culpa da Prima, as fêmeas libertam feromonas para iludir os machos pretendentes. Quem nunca ouviu o grito desesperante, rasgando o silêncio da noite, de uma gata alterada. Desesperamos. Esse desespero não vem do facto de não podermos fazer nada para ajudar a pobre criatura mas por não conseguirmos adormecer com aquele grito carregado de agonia. Vai daí, os casais com problemas de insónia, numa última tentativa para adormecer, sugerem um acto carregado de amor e lá fazem um filho (na mira está o objectivo de cansar o corpo para ensurdecer os ouvidos). Este será o motivo do nascimento dos indivíduos sob o signo de Sagitário/Capricórnio. Tudo por culpa de uma gata com cio.
d) - A temperatura também acompanha essa mudança, verificando-se a subida do mercúrio nos termómetros.
e) - O guarda-fatos sofre uma reviravolta. O vestuário adequado à estação substitui os casacos e camisolas de gola alta. Essas peças são perfumadas de naftalina, não vá a traça traçá-las!
3.º - Há uma energia no ar que contagia. As pessoas apresentam-se mais sorridentes, alegres, bem dispostas e mais confiantes. E por que carga de água nos países que roçam a zona equatorial, as pessoas são mais alegres e divertidas. Talvez o calor da atmosfera influencie o estado de espírito das pessoas.
4.º - Os anos 80 estão de regresso. Música, modas, tudo o que se relaciona com essa época sente-se.
5.º - Há uma mudança do look do blog. Mais uma postagem ... eheheheheh
6.º - ...
O título - Relíquia (pelo facto da fotografia o ser pela antiguidade) I (por esperarmos outras relíquias do género) - deve-se ao facto de mais uma participação de quem prefere colaborar, e que não aderiu a onda da inércia só pelo receio de se ser criticado. Falamos do conterrâneo António Manuel dos Reis, que uma vez mais nos brindou. O brinde, digno desse nome, é uma fotografia tirada nos anos 80 (arriscaria 1982-83). Vai daí, o carríssimo conterrâneo aderiu à proposta lançada, e digitalizou essa foto que passamos a partilhá-la.
Gostaríamos que os Coutadenses tentassem identificar os modelos fotografados. Relembramos ainda que vão já bons tempos atrás, na falta de playstations em casa, internet e informáticas (os aparelhos de vídeo começavam a aparecer bem como os flippers) o convívio era real ... muito real. Vai daí, numa sociedade rural beirã, os rapazes juntavam-se no largo principal e cavaqueavam. A ala feminina, de vez em quando, ia ao chafariz com o propósito de encher a cântara de água, mas com a extrema vontade em ver os ditos "modelos". Assim reza, e não nos deixa mentir o hino da aldeia:
"Coutada, oh minha terra / Mais alta te quero pôr / Das tuas "felores" mimosas / Eu colho rosas / Pr'ó meu amor /
As raparigas com graça / Vão ao chafariz da praça / Vão encher a cantarinha / Água não querem levar / Deixem a bica vasar / Pr'á falar com o seu benzinho."
Aguardamos, a identificação dos fotografados. Um excelente fim-de-semana.
Inté ...
13 comentários:
Adorei o Hino da Coutada!!!
Quanto às fotos só consigo identificar 4 ou 5.
Beijocas.
E já agora "Páscoa Feliz"!!
Manue
Identifico, com alguma margem de erro, o Tony, o Paulo, o Rui Barata, o Quim do calvário, o Tó da PReciosa ou o Rogério e o Alfredo Duarte. Será?? Parabéns e continuem.Adorei o Hino da Coutada.
Lurdes Brás
Blogue: Coutada em grande ...
Mensagem: Relíquia I
Olá Lurdes.
O Blog agradece a tua participação. Dos que identificaste o único que não está lá é o Alfredo Duarte. Esperemos mais participações.
Um bom feriado para todos.
Bem, finalmente consegui comunicar com vocês... estava difícil. Fico à espera que consigam identificar os outros elementos. Como são mais pequenitos!!! Estou curiosa.
Cumprimentos
Lurdes
Não reconheceste o teu irmão? Eheheheh....
Bem me parecia, o Vitor!? E tb me parece que seja o Pedro Gregório que está no topo. E o da camisola alaranjada, és tu? Penso que tambem consta da foto o Daniel da Isaura. O que está no banco é que me parecia mesmo o Alfredo
Confirmo. Mas não é o Alfredo quem está sentado no banco ...
Aqui vai a minha identificação dos fotografados : da esquerda para a direita a começar em cima!
Victor Reis,
Pedro Gregório,
Rogério Serralheiro,
Rui Barata. O que está a subir é o Nuno Bernardo.
Toni Serra,
Pedro Roberto,
Victor Brás,
Paulo Serra.
O que está a olhar para cima é o meu primo, Pedro Carvalho.
Sentado à frente é o Joaquim (do Calvário).
Sentado ao lado é o Daniel.
Ao lado do chafariz é o António Hermenegildo.
Boa continuação.
Kisses*
Manuela Reis
Olá Manuela. O blog agradece tb a tua participação.
Julgo que conseguiste acertar na identificação de todos. Ficamos a espera de receber mais relíquias. O tempo passa, e nada ...
Bjs.
Não creio que estejam todos assim tão certos. Em vez do Victor Reis, parece-me o Tó Sacristão e em vez do Toni, o Zé da tia Maria Brás. Não é grave se não estiver certo. Afinal estavamos no tempo em que o Paulinho ajuava à missa e distribuía sardinha, o Quim batia ferro, o Tó não era GNR, o Pedro não era era canadiano e o Carvalho trauteava todas as chansons da eurovisão. Saudações Coutadenses
Obrigado por participares ANÓNIMO.
sou muito bom nisto!! nao reconheço nenhum... mas também nessa altura ainda nem eu era nascido... nao que sirva de desculpa, claro, mas opá eu nao estou lá!! lol abraços
Olá sou a Mª Anjos (Dosanjos) na foto do chafariz os miúdos do lado esquerdo são o Toni, o meu irmão Zé, o meu irmão Victor e o Paulinho.
Boa continuação
Enviar um comentário