05 maio, 2007

Vida piscícola no Zêzere

Buenas ...

O rio Zêzere nasce na Serra da Estrela e tem o privilégio de invadir as terras desta freguesia. Há cerca de uma semana, um conterrâneo, António Serra (Tony), enviou um mms à redacção do blog (:P), de um espécime de barbatanas encontrado nestas águas fugidias.

















O vertebrado aquático, segundo o pescador, trata-se de um barbo. Pescado na zona da Alagoa mais precisamente no segundo açude, encontra-se vivo, cuidado pelo pescador. Fica aqui expresso o desejo do mesmo ver publicadas as fotografias no blog. Regozijámo-nos o facto do nosso rio não ter atingido níveis de toxicidade elevada provocada pela poluição, como prova a fotografia, pela existência de vida nas águas turvas do Zêzere.
Obrigado pela participação.

Inté ...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Pessoal!
Belo exemplar pescou o Tony! (espero que ele seja um pescador legal e que as autoridades não conheçam o blog...). Há muito que naquele local, principalemente, no verão quando o caudal do rio dimunuí e o peixe tem de se refugiar nas zonas mais profundas, por ali se dá conta de estrondosos saltos destes bichos, que aguçavam o apetite dos "amantes" da pesca. Boa alguém conseguiu...
Alguns dizem também ter visto por ali nas suas brincadeiras e pescarias brilhantes exemplares de lontra, eu bem tento mas, nunca consegui ver nenhuma, talvez por falta de paciência ou não conseguir permanecer imovél durante muito tempo para não afuguentar os bichos.
Este inverno com as cheias aquele locar - 2º. açude - modificou-se um pouco, para melhor, penso, pois ficou ali depositada mais areia fina e limpa. Vamos ver o que o verão promete.

Abraços

Isabel

Anónimo disse...

Boa Tony!! ganda peixe... vivo?? mas nao ficaria melhor em molho de escabexe?? se for por nao o conseguires comer todo, nao ha problema, so tens de dizer que eu apareço para dar uma ajudinha... lol... é bom saber que a coutada tem um blog, afinal sempre é bom ver o sitio onde cresci na Internet... mas diga-se a verdade falta cá uma coisa importantissima.. o HINO, e nao falo naquele lamechas do rancho "coutada oh minha terra", mas sim aquele que era "coutada city, capital do rio abaixo..." aos donos do blog, que so por mero acaso conheço, aqui fica o desafio... ponham o hino... ate tem a ver com o rio... abraço a todos e Tony, quando tiveres uma duzia desses ja sabes Patuscada!!! lol, fui.