08 dezembro, 2007

Relíquia IV

Buenas


Pergunto-me (desculpem a ousadia da primeira pessoa) por que é que a cimeira União Europeia-África não foi realizada nesta área iluminada? É injusto. Não será por falta de lâmpadas, nem de postes, nem de pilares, nem de centros sociais ou mesmo desportivos. Nós por cá temos isso tudo. Até a Alagoa poderia servir para hospedar as tendas e "camelos" da comitiva do Mouammar Kadhafi e nem água faltaria para esses "camelos". Ok, prontos ... não há multibancos nem paços do concelho. Mas verdadinha que nós temos um salão nobre! O da Junta de Freguesia, não? É da mais acolhedora que possamos ter e dela me orgulho ... pela sua humildade. Belas e bonitas recordações das festas de fim-de-ano que por lá se realizaram. Mas o que queremos mesmo desabafar é sobre as relíquias. Várias são as pessoas que nos informaram que possuem fotografias antigas que gostariam de partilhar connosco ... mas o que é certo não há tempo para digitalizá-las. Ora, não fosse algumas pessoas dedicadas, como o nosso conterrâneo António Manuel dos Reis, e não estaríamos na quarta secção das nossas Relíquias. Mais um registo daqueles momentos ambicionados pelos habitantes: o das procissões realizadas nas ruas da freguesia onde não havia misturas duvidosas - homens à frente, santos ao meio e numa posição derradeira as mulheres. Nessa altura já se verificavam alguns ecos de discordância e alguns seres do sexo masculino faziam questão de acompanhar a respectiva família nas traseiras da santa. Não há aqui metáforas. Orgulhavam-se de acompanhar a sua companheira. Pois bem, fica aqui o registo de fotografias de uma das procissões. O que faz brilhar o olhar é descobrir e recordar o aspecto que alguns elementos da alcateia apresentavam e relembrar outros, que, infelizmente, já nos abandonaram. Quem não se lembra da Sra. Lúcia Duarte. Verifiquem:












Nunca será demais relembrar-vos que continuamos à espera de mais relíquias!

Inté ...

7 comentários:

Anónimo disse...

BOAS...
antes de começar...quero dar aqui um grande uivo de agradecimento ao antonio reis...pois estas são aquele tipo de pics que nos marcam de uma forma ou outra, não só pela forma como relembramos as famosas procissões, mas tambem por ver-mos ai caras tão conhecidas que ainda na altura não tinham cabelos brancos...hehehehe...ha belos bigodes...ha belas jaquetas belas popas, que se usavam naquele tempo...obrigado por partilharem estes tesourinhos aqui com o blog...
Abraço:
M.Barrau

mandem mais que e sempre mesmo muito bom recordar.:)

Anónimo disse...

Por falar em relíquias, já agora gostaria de saber se a construção da capela que pretende ser uma relíquia do século passado se é alguma brincadeira de graúdos, pois quem vê pensa tratar-se de um jogo de legos pois as pedras são tão pequenas e tão certinhas.
Também me questiono se não será só um exercício de formação posso estar errado ,gostaria de perguntar aos iluminados ???????????????????

Yoco yoco

Anónimo disse...

boas...
bem em relação a isso...yoco yoco...não sei, mas certamente alguem por ai te responda...hehehehe
abraço:
M.Barrau

Anónimo disse...

Em resposta ao nosso lobito yoco yoco tenho a informa-lo que em relação ao assentamento das pedras da capela trata-se de uma versão de demonstração para formação dos formados, a versão definitiva será composta por pedras maiores e fica disponível para amostra possivelmente ainda esta semana segundo aprovação da comissão fabriqueira e seus colaboradores portanto talvez fosse prematuro o alerta, contudo um yoco yoco por dia ajuda a crescer.

Fernando Soares

Anónimo disse...

lol...ora ai esta um esclarecimento...
É isso que se pretende...esclarecimentos...
M.Barrau

Anónimo disse...

Ok. É com prazer que vemos registos pictográficos de eventos ocorridos, e que se repetem anualmnet com novos figurantes, na nossa mui nobre terrinha. Sabe bem matar saudades de lobos já desaparecidos da Alcateia, mas cuja memória está sempre presente. Sabe bem ver outros em rituais por que não passam mais, pois entretanto deu-se a conversão a outos valores (a nossa terra é mesmo eclética!). E aquele coro, sempre afinado que acompanhava a imagem de Nossa Senhora?! A julgar pelos rostos de algumas fiéis, até parece que íam descalças, no cumprimento de alguma promessa. Venham mais registos para matarmos saudades.

O mordomo

Anónimo disse...

VENHAM ELES...
pois a pala deles ja me ri bastante...e sempre bom recordar...sempre...
Abraço:
M.Barrau