Elas aí estão, as Férias! Com elas animam-se as ruas da Coutada, as noites, enfim... a Coutada ganha mais vida. É uma época do ano em que muitos conterrâneos visitam a aldeia onde nasceram e que nunca esquecem, muitos vindo bem de longe, obrigados a penosas horas de estrada, papando léguas de alcatrão; outros encalhados em pássaros metálicos, pois a distância e a geografia a isso obriga. A todos o desejo de boa viagem até cá e ainda uma excelente estadia.
De certeza que uma vez chegados, vão logo querer saber como está a Terra. Para tal, e à laia de aperitivo, até porque ontem o digestivo foi uma Assembleia de Freguesia, aí vão só algumas das novidades que podem confirmar « in loco»:
-O nosso Campo de Futebol está agora vedado, o que não sendo nada agradável em termos estéticos, permite segundo o Presidente da Junta, uma futura participação nos Campeonatos Distritais de Futebol!!!!
-O Ribeiro das Lajes está a ter uma nova roupagem. De certeza que vai ser um espaço aprazível, necessitando que todos zelemos pela sua preservação. Do que está a ser feito, só acho despropositada a aplicação no fundo do ribeiro de bolas da Ribeira do Paúl, das Cortes ou da Bouça (deve ser o meu bairrismo a falar mais alto).
-O Ecoponto inaugurado em 2001 parece que vai ter, finalmente, alguma utilidade e deixar de ser aquilo a que alguém chamou elefante branco.
- O cruzamento do fundo da estrada, local trágico, onde em pouco tempo houve perdas de vidas, parece que vai ser intervencionado. Foi dito que o assunto já foi a Sessão de Câmara, estando agora todos os Coutadenses expectantes relativamente à solução encontrada. A única coisa que podemos dizer é que urge fazer algo e que quem tem o poder decisório não espere por mais tragédias nem perca tempo em estudos inócuos. Todos agradecemos.
Boas férias para todos.
Uivem muito!
5 comentários:
Bom dia!
Bem-haja Zé pela tua "postagem", servida "à laia de aperitivo" e com "o digestivo", sobre algumas novidades da Alcateia.
Agradeço também por te lembrares dos conterrâneos que residem fora da Terrinha e pelos votos de boa viagem. *****
Manuela dos Reis
Aquilo da Coutada entrar no campeonato distrital é verdade?
e se é, é para senores ou para juniores?
E é futsal ou futebol de 11?
Eu sou a favor da rotunda mas com uma estatua no meio do Sr. Liborio ,ele é que manda na coutada.
Concordo. Na verdade é ele que manda. Veja-se o medo que a Junta tem dele. à mínima ameaça e não podendo esconder o campo... veda-se.
Bom dia!
Apesar de residir fora do País, sou uma cidadã Coutadense e, como tal, tenho o direito de opinar sobre assuntos que digam respeito à minha e nossa Coutada, criticando ou elogiando. A cidadania Coutadense é atestada pelo direito a voto que efectivamente tenho, o qual pretendo exercer em próximo acto eleitoral, pois o pouco tempo que passo na minha aldeia dá para perceber que algo tem de melhorar no burgo.
Vejo que estão a fazer obras nas Lajes. Parece-me correcto que tenham ido para a frente com o projecto e que é uma obra com interesse, tivesse ela sido feita nas Lajes ou noutro lugar qualquer.
Agora esperemos que os cidadãos Coutadenses a preservem sempre limpa e que o ribeiro não volte a ser um depósito de lixo e entulhos de todo o género. Assim, pelo menos, minimiza-se a poluição fluvial. Temos de preservar o ambiente, por isso é um projecto financiado pela ADER (Associação para Desenvolvimento em Espaço Rural).
Só espero que não estejam a realizar esta obra para desviar a atenção de outras menos correctas...
Por exemplo, a vedação do Campo de Futebol, a meu ver e pelo que sei, aos olhos de muita gente, foi uma obra sem interesse, que em tempos de contracção orçamental serviu única e exclusivamente para desperdiçar fundos. A verba que gastaram na vedação teria sido preferível ser utilizada no arranjo dos balneários (paredes e telhado, é o que são os balneários, sem água, etc...) que estão numa lástima, para que os atletas, e utentes, pudessem usufruir de instalações correctas depois de um evento desportivo.
Sei das polémicas que giram à volta do dito Campo. Mas, "quem não deve não teme".
Toda a população sabe que o Campo nem pertence à Associação, nem ao Sr. Libório, nem à Junta de Freguesia, é sim do "Povo". Se à Junta compete zelar pela preservação das infra-estruturas, ao Clube compete organizar eventos que propiciem o seu aproveitamento. Será da eficaz articulação destas duas entidades que resultará o benefício público que todos desejamos.
Quanto ao Polidesportivo, obra arrojada, no dizer de alguns até megalómana, espero que uma vez começada a obra estejam garantidas condições económicas para a sua conclusão, sem que seja hipotecado o futuro financeiro de executivos vindouros. Certamente que ninguém lançará a 1ª pedra sem ter certezas da possibilidade de conclusão da obra!
Espero também que o problema da segurança rodoviária no fundo da estrada seja resolvido rapidamente e que não se arraste durante meses. A Junta de Freguesia tem de continuar a pressionar a Câmara Municipal para que se resolva bem depressa o problema, de dissuasão de velocidade no cruzamento. Senão façam como eu, preencham o "Formulário de denúncia" e enviem para a DECO.
Agora falo de um problema pessoal : voltando à iluminação de um poste com um candeeiro colocado na propriedade dos meus pais que tinha iluminação pública há já 27 anos, que foi cortada em pleno Inverno, que a Junta de Freguesia não quis voltar a ligar (quando tinha poder para o fazer), esse problema está resolvido e agora a propriedade está iluminada por conta própria.
Acompanhei com atenção primeiro, com indignação depois, a questão em apreço. Lamento que as entidades em causa tenham dois pesos e duas medidas e não acredito que alguém responsável não conheça outros locais privados iluminados por "luz pública". Será?!
Soube que a Junta de Freguesia e a EDP se preparam para mudar a linha que alimenta a casa dos meus pais. Espero que a voltagem seja a mesma que existe na instalação antiga que vem do "Terreiro". Digo isto porque o fornecimento de energia será feito agora em "ponta de linha" e, embora leiga na matéria, suponho que a qualidade do fornecimento não será a mesma.
Acresce ainda que para tal mudança, nem a Junta de Freguesia, nem a EDP, dão uma justificação plausível para tal, proporcionando assim a especulação sobre os motivos que levam a tal. E todos eles são plausíveis. Continuo, continuamos à espera de uma justificação. É que, não queremos um dia mais tarde ter de cortar pinheiros por causa dos fios terem sido mudados. Uns plantam árvores e outros têm de as cortar. Não está correcto... Digo isto porque os fios eléctricos não podem tocar nas árvores.
Fica o meu parecer sobre o que acho que está bem ou mal na Terrinha. Vivemos num País livre e democrático, onde podemos exprimir as nossas ideias, termos pareceres diferentes, uns dos outros e ainda bem, porque se todas as pessoas pensassem da mesma forma seria muito monótono... É normal e saudável que haja oposição.
Só mais uma coisa: Tenho pena que muitas vezes aqui no Blogue, as pessoas falem e critiquem sem darem a cara (também é verdade que têm o direito de não se identificarem, mas... cada um é que sabe).
Temos de ter coragem para elogiar e criticar o que está bem ou mal, dando o nosso ponto de vista, quer ele seja aceite ou não.
Tenho dito...
Boas férias para todos.
Manuela dos Reis
Enviar um comentário