26 fevereiro, 2009

Esteve cá, sim senhor.




A gente presente no Casão para receber o senhor Bispo não era muita, mas era-o em número suficiente para lhe dar as boas vindas, pois, seja em que circunstâncias for, o senhor Bispo será sempre bem recebido na Alcateia. Em virtude do atraso no cumprimento do Programa Oficial da visita, não pude estar com ele mais que um minuto, mas o suficiente para lhe entregar uma carta, na presença do Sr P.e Serra, onde lhe dei conta de algo de preocupante que se está a passar na nossa aldeia: A (in)existência da prestação de contas relativas a um período alargado de tempo. Aguardo agora pela resposta que o Sr Bispo tiver (se tiver) para me dar, contando, tão breve quanto antes, dar conta disso ao Povo da Coutada.


Ainda a propósito de contas, consta que a Coutada já não tem «Comissão Fabriqueira», estando associada à «Comissão Fabriqueira do Barco». Espero que tal não seja verdade, pois a sê-lo é ultrajante para o nome de tantos dos nossos antepassados que muito fizeram pela autonomia da Coutada. Espero que não se queiram agora dar passos para trás!


Aproveito ainda para colocar uma fotografia da Capela do Mártir S. Sebastião, tirada no dia da visita do senhor Bispo. Não restam dúvidas que a Capela está a ficar linda (cada um é senhor do seu conceito de beleza), da mesma forma que dúvidas não há de que não se trata de nenhuma réplica da anterior Capela. A este propósito: Será verdade que ao ver a Capela o senhor Bispo terá dito «mas a Capela não era para ser assim...»

27 comentários:

Pedro Carvalho disse...

Buenas,
Zé, obrigado pela fotografia. De facto concordo, esta capela renovou o sítio da Capela pois a anterior ...
Não é uma réplica do que foi a primeira. Quanto às preocupações vamos esperar por respostas ...
E já agora,não há fotografias do dia de Carnaval na Coutada?
Abraço

Anónimo disse...

De qualquer maneira apetecia-me aqui manifestar o meu desagrado acerca desta notícia mas tb vou esperar mais algum tempo para de facto se apurar o que realmente se esta a passar com a Comissão Fabriqueira. Se realmente assim for, isto não pode ficar com o apenas dizer que "é uma vergonha". Como se diz em política, "têm que rolar cabeças"...

Anónimo disse...

Então não há novidades?
Anda tudo muito calado!!!
Os mais ilustres bloguistas, deixaram de comentar os assuntos da terrinha natal!!!
Porque será?
Esqueceram-se do blog ou é resultado da já tão famosa crise!!!
Parabéns ao Tó Manel por mais um aniversário.

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que fazem anos, ou fizeram nestes dias.
Quanto a comentários, estranha-se que O sr Padre Serra não diga nada. Ao menos que diga se é verdade ou mentira o que se passa com a comisão fabriqueira e que divulgue o nome dos que a constituem, apresentando as contas da comissão que saiu. Acho que o Zé Soares faz muito bem em falar e já agora que divulgue a carta que escreveu ao bispo.

Anónimo disse...

Bom dia a todos.

Quanto à Comissão Fabriqueira, e em resposta ao desafio lançado no comentário anterior, espero que seja maracda uma reunião para prestação de contas. Caso tal não aconteça, ponderamos prestar contas e publicitá-las no blog. No referente à carta que escrevi ao sr Bispo, pondero a sua publicação aqui no blog. Mas a ser publicada, sê-lo-à também outra entregue ao sr. Padre Serra a 30 de Novembro de 2008 ( à qual ele também não respondeu) e ainda cópia de uma outra que um Coutadense endereçou ao sr p.e Serra

Anónimo disse...

Fogo... deixem lá os padres e o Bispo em Paz. Cada um tem a religião que quer... e se estou errado que vá para o inferno! (MEDO!!!)

Anónimo disse...

Bom dia. É verdade que cada um tem a religião que quer, e se quiser. Em muitos casos, a religião que professamos advém da que os nossos antepassados nos deixaram. Mas o que tenho posto em causa não é nada disso, antes procedimentos. E procedimentos podem ser postos em causa quer sejam tomados por padres, bispos, leigos, etc... Tenho o maior respeito pelas pessoas citadas, mas também exijo respeito e creio que a recusa em prestar contas é uma falta de respeito. Repito, o que está em causa é tão só uma questão de contas que, julgo, o Povo tem de conhecer. Afinal não tem sido o Povo o finaciador?(Medo? De quê?!)
Para além das contas, não será bom esclarecer o porquê da Comissão agora estar fundida com a do Barco? Não terão direito os Coutadenses a administarem aquilo que é seu?

Anónimo disse...

Boa noite. Para o Anónimo das 22:31 digo só o seguinte:
Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus." - Daniel 6:23. E respeito por Deus e por todos os que crêem Nele! O Exmª Srª Bispo é uma pessoa íntegra, e um exemplo para a sociedade. O srº Padre Serra é um homem cheio de virtudes e qualidades, um ícone para as gerações vindouras.

Não há religiões correctas nem erradas... pois só há um Deus, que é o Nosso Senhor. E o bispo e os padres são os seus representantes na Terra.

E termino com isto:
"E sua mulher, Judia, deu à luz a Jerede, pai de Gedor, e a Héber, pai de Socó, e a Jecutiel, pai de Zanoa; e estes foram os filhos de Bitia, filha de Faraó, que Merede tomou." I Crónicas 4:12

Anónimo disse...

E mai nada!!!

Anónimo disse...

Os principais inimigos do Corão são essencialmente os ateus e os politeístas.
Na Coutada já não há catequistas.

Os cristãos são criticados por afirmarem que Cristo seja o filho de Deus.

Se na Coutada houvesse catequese não metia lá filhos meus.

Para os xiitas, só os membros do clã de Maomé, isto é, os descendentes do casamento de Fátima (filha do Profeta) com Ali, teriam qualificação para serem os seus sucessores, na tarefa de liderar a comunidade islâmica mundial.

A Coutada tem um simbolo, esse simbolo é selvagem, simbolo é um lobo... o lobo é um animal.

A peregrinação a Meca. É essencial que todo fiel visite Meca pelo menos uma vez, e ore na Caaba, exceto se não possuir meios para fazer a peregrinação.

E com esta lenga-lenga termino a minha oração!

Um abraço a todos os Coutadenses!

Anónimo disse...

Do you remember.... Manguito?

Anónimo disse...

"Não se pode resolver (o problema da sida) com a distribuição de preservativos", disse o Papa aos jornalistas a bordo do avião da Alitália que o levará até Yaounde, nos Camarões.

Acrescentou que, "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema".

Qual a opinião dos Coutadenses?

Anónimo disse...

Já vi que há muitos pregadores fala-se muito e não se diz nada, vão directo ao assunto.

AMÉN

Anónimo disse...

Faz muito tempo que não dava um saltinho por estas bandas. Mas que raio de conversa é esta?
Em relação à pergunta do anónimo das 9:55, penso que a distribuição massiva de preservativos pode agravar o problema. Existem diversas razões: muitos homens não sabem escolher o preservativo mais adequado ao tamanho do pénis, pelo que, se agrava o risco de este rebentar. Muitas pessoas também não sabem usá-los sempre. Ou ficam guardados na gaveta, ou espalhados pelo carro!!! A melhor forma de não contrair Sida é não andarem por aí sempre a trocar de parceiro sexual ou a frequentar as "doces casinhas" do cruzamento de Alcaria. Amem as vossas esposas! Amem os vossos maridos!!! Façam o amor!!! Cobrir só por cobrir não traz amor nem felicidade!!!

Anónimo disse...

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." Mateus 19:9

"Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério." Mateus 5:32

E para o anónimo das 15:45... o preservativo é bastante elástico... se tens problemas com o tamanho... deve ser por excesso de borracha para pequena salsicha.

Para o anónimo das 09:55... é a opinião do Papa.. É que as crianças ainda não têm sida e ainda não estão aptas a engravidar. "Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus." Lucas 18:16

Para o anónimo das 09:13... factos que se passaram nas Cortes pertencem ao passado. Toda a gente tem o direito de errar. "E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o SENHOR a Nabal, e este morreu." 1 Samuel 25:38

Para o artista Coutadense... muito bom, mas a verdadeira poesia é algo mais complexa.

É bom ver um tópico assim a ser debatido. Espero que a censura seja branda com o meu comentário.
LOOL ;-)

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo das 20:55... o manguito foi em Casegas, não foi nas Cortes.

Anónimo disse...

Isso do manguito é passado. De certeza que já nem a pessoa que o fez, nem as pessoas que estavam na igreja nessa altura se lembram do gesto do Padre.

Noto que o blog anda parado, tanto em número\qualidade de posts, como em comentários.

Façam qualquer coisa. Não deixem morrer esta pérola da Coutada!

Anónimo disse...

É verdade que o blog não pode esmorecer, pois é o espaço onde alertas devem ser dados relativamente à Coutada. Há que dinamizá-lo, mas isso implica participação. Toda e qualquer partilha de opinião é positiva, mesmo que nem sempre haja unanimidade de pensamento. E ainda bem que não há. É dos diferentes pontos de vista que se chega à conclusão daquilo que é melhor p´ra nossa Terra, embora haja quem pense o contrário. Antigamente, sim antigamente, é que as pessoas se baixavam perante os privilegiados do regime (o padre, o professor e o médico), mas felizmente os tempos mudaram!

A Marquesa da Coutada

Anónimo disse...

O Blog só funciona com polémicas. Pena que a moderação seja tão agreste.

Anónimo disse...

Agreste a moderação?! Sinceramente, não acho...

Anónimo disse...

Imaginem se não fosse franciscano

Padre Melícias com pensão de 7450 euros

O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos.
Vítor Melícias entregou a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional em 2 de Fevereiro de 2009, mais de um ano após a instituição presidida por Rui Moura Ramos ter clarificado a interpretação da lei que controla a riqueza dos titulares de cargos políticos. A 15 de Janeiro de 2008, o Tribunal Constitucional deixou claro que, ao abrigo da lei 25/95, 'de entre os membros que compõem o CES, se encontram vinculados ao referido dever [de entrega da declaração de rendimentos] aqueles que integrem o Conselho Coordenador e a Comissão Permanente de Concertação Social, bem como o secretário-geral'.
Com 71 anos, Vítor Melícias declarou, em 2007, ao Tribunal Constitucional um rendimento total de 111 491 euros, dos quais 104 301 euros de pensões e 7190 euros de trabalho dependente. 'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote.
Melícias frisa que exerceu funções com 'remuneração acima da média, que corresponde a uma responsabilidade acima de director-geral', no Montepio Geral, na Misericórdia de Lisboa, no Serviço Nacional de Bombeiros e noutros organismos.

Anónimo disse...

Será ele o único padre, com voto feito de probeza, com rendimentos chorudos? Ainda por cima fartam-se de pedir! Haja decoro!
Não me venham com a treta de que toda a gente gosta de dinheiro, pois há 2 coisas que os padres fazem e as outras pessoas não: Voto de pobreza e voto de castidade!

Lazulli

Anónimo disse...

" O padre Vincenzo Federico normalmente reza com os fiéis quando os tempos são difíceis. Com a Itália se enterrando cada vez mais na crise econômica, o padre católico está se tornando um conselheiro financeiro, ao invés de espiritual. Depois de ter sido fiador de um empréstimos de 10 mil euros (US$ 12,7 mil) para uma família de quatro pessoas este ano, ele passa as manhãs recebendo, sem interrupção, fiéis em busca de ajuda semelhante."Hoje em dia, estou me sentindo como um banqueiro", disse Federico, 40, por telefone, de sua aldeia medieval de Padula, no Sul da Itália. "Em 15 anos de sacerdócio, nunca pensei que eu acabaria fazendo isso."

Em um momento em que a Itália, o país mais endividado da Europa, enfrenta a sua pior recessão desde 1975, a igreja está intervindo para ajudar os italianos com problemas financeiros, que recebem os mais baixos seguros-desemprego entre os 30 integrantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os desempregados recebem, no máximo, 40% de seus salários anteriores, até o limite de mil euros por mês, por um período não superior a seis meses. Em comparação, na França, os benefícios duram quase dois anos e são de, no mínimo, 57% do último salário da pessoa.

A menor das 325 dioceses da Itália separou um mínimo de 15 mil euros para fiar empréstimos bancários para os paroquianos. A arquidiocese de Milão, a segunda maior cidade do país, criou um fundo que já tem 3,2 milhões de euros, para o qual as pessoas podem contribuir pela internet."

Para quando uma política destas? Mas com taxas de juro sustentáve...

Anónimo disse...

Já o ti Karl... o Karl Max dizia: " A religião é o ópio do Povo" - Vamos analisar esta frase de uma forma correcta:

A -artigo definido feminino singular

religião - maior invenção de sempre

é - verbo ser nas terceira pessoa do singular

o - artigo definido masculino singular

ópio - O ópio (do grego ópion, "suco de papoila", pelo latim opiu) é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos (cápsulas) de várias espécies de papoilas soníferas (gênero Papaver), e que é utilizada como narcótico. - Dizem alguns que é muita bom. É altamente viciante.

Obrigado pela atenção!

Anónimo disse...

Estávamos na Primavera de 1989.

Ao contrário do habitual para a aldeia da Coutafa, o Inverno tinha sido chuvoso, dando origem a que em finais Março o campo apresentasse uma exuberante e diversificada vegetação acompanhada de cheiros deliciosos emanados do rosmaninho, estevas, papoilas e carqueijas.

Anos de muita chuva nos meses certos é ano garantido de cogumelos, esse manjar tão característico das populações da margem do Zêzere.

Manhã cedo o diligente tractor Kubota arrancou com cestas quanto baste, em direcção às soalheiras encostas das Junceiras, em frente à Corela do Zézito, a poucos metros do chão da Maria.

Depois de algum tempo de busca lá fomos encontrando o belo manjar, nada de extraordinário mas que nos fez subir o ego e nos encorajou a continuar a busca.

No entanto, o que nos chamou mais à atenção foi o rasto dos javalis e as suas fezes frescas da noite anterior, indicador que os bichos não andariam longe e que estavam naquela zona.

Foi então que apareceu a carrinha branca do Padre Curto a descer pela montanha. E eis que do outro lado o Jipe do Padre Serra.

É caso para dizer... foi uma tarde santa!

Anónimo disse...

Alguém aqui colocou a questão do uso do preservativo, pedindo a opinião dos Coutadenses que, na sua maioria são também contra a prática do aborto, tal como o Papa Bento XVI que,na sua visita a Angola, fulminou drásticamente o seu uso.
Como é de conhecimento geral, a África Austral é a zona do planeta onde a SIDA, transmitida por relações sexuais não protegidas, maior nº de mortos provoca. Assim sendo não é fácil saber se as palavras do Papa, contribuiram para perder corpos em vez de salvar almas.
Pois a continência por ele preconizada e pelo clero da sua Igreja nem sempre é seguida como todos sabemos. A ser verdade o que algumas pessoas dizem(já lá vai o tempo de se chamar sr.dr.),as pessoas continuam com uma mentalidade retrógrada e paroquial. É como no tempo do fascismo, as pessoas continuam a escrever e a falar muito baixinho, muito baixinho... para não assanhar os outros porque, as que vão dizendo alguma coisa, são logo apelidadas de pessoas com mau feitio...Estas, são a meu ver pessoas com carácter e por norma até gosto delas!
Este meu comentário não tem o intuito de ofender ninguém, é simplesmente a minha opinião e também alguns ensinamentos que os anos me trouxeram.

Anónimo disse...

A bomba esta quase a rebentar ,e´o fim da ditadura.

xxx