27 julho, 2006

Uma "cunha" à NASA ...

Buenas ...
Já com saudaditas? Em breve estarei lá, de corpo e alma, para diminuir o stock das minis dos estabelecimentos de buberagem e trincar o tramoço! O sal que se prepare! E isso tudo nos estabelecimentos exímios na arte de bem receber. Diga-se de passagem que o sorriso estampado no rosto de qualquer barman ou mesmo barwoman é uma constante, uma alegria contagiante por quem lá passa ... A simpatia genuína é arrepiante.

Carai ... o que é que isto tem a ver com a NASA? ... NADA.
Passo a explicar:
A NASA acedeu ao meu terno pedido. Após avultadas despesas nos diversos contactos que efectuei, muitas horas sem dormir, uma vez que o fuso horário pelas américas é dilatado, consegui!
Preparem-se para o choque tecnológico. Viajar sem problemas de adaptação à falta de gravidade, viajar sem o risco de enjoo, e até acompanhados de uma mini (fica ao vosso critério o tipo de mini) é pura realidade. Enfim, pode actualmente observar sem problemas de vertigens esta área iluminada vista de satélite. Pode fazê-lo completamente embriagado, anestesiado com outras drogas sem o risco de ser multado pelas autoridades máximas e mínimas (que também as há, não somos discriminatórios, acérrimos adeptos da tolerância). Não há o risco de provocar danos físicos e materiais a terceiros. Tudo na maior segurança possível. Daí, quase me atrevo afirmar que não é necessário o seguinte avisão: QUALQUER ACIDENTE QUE POSSA OCORRER DURANTE ESTA VIAGEM. ESTE BLOGUE NÃO SE RESPONZABILIZA!
Não precisa de carta de condução, de navegação, de outros meios de transportes. Basta mesmo dedilhar a "rata" do seu computador, digamos "ratar" o seu computador e está lá!
Mundo maravilhoso este. Pudessem os meus avós terem tido a fantástica emoção, o inolvidável prazer de experimentar estas sensações reais da real tecnologia! Julgavam que não haveria choque. Não me refiro ao choque nos orçamentos familiares, este, todos sabemos, não é favorável! Mas há um choque. O surgimento deste blogue ... o marco mais importante que aconteceu neste virar do novo século. Qual descobrimentos de Einstein, de Darwin, da ida à Lua, o achamento do Brasil ... nada mas nada mesmo se pode comparar com este fenómeno: o blogue COUTADA EM GRANDE. (Ah mestre, faço-te a vénia ... engraxadora).

Ora, instalem-se. Prontos para novas descobertas que provocarão um aumento considerável da órbita dos vossos belos olhos. Olhos esbugalhados com tamanha descoberta! E não fiquem tanto tempo sob o efeito de pasmo, a postura mesmo em privado é fundamental. É preciso fechar a boca que se abriu resultado da surpresa pois sempre pode cair uma babazita (não, não é a babá da Zita) sobre o teclado. Ok, sempre há riscos nesta viagem!

Ora, fartos de tanta leitura e pouca acção, sob a altíssima patente da amiga Google:

... consegui este feito. Agora é possível dizer: - Olháli ma maison. Descobrir os locais de interesse científico, culturais, económicos (o Wall street Coutadense) e afins. A futura zona das Docas da Coutada com os seus bares de noites loucas enfuscadas pelos neons quebrando a tranquilidade rupestre beirã ... tudo é possível visualizar!

Basta assim carregar neste link:

http://maps.google.com/maps?q=covilha,+portugal&ll=40.191070,-7.589600&spn=0.003278,0.010111&t=k&hl=en

Já acendeu o cigarrito? Após tanto prazer, sensações orgásmicas, nada como enalar o fumo de um cigarro! Missão cumprida!

Fico por aqui. Espero que tenha contribuido (afinal sou contributors, incham-me oj pétos!) para matar a saudade da noxa terrinha! Ah, e lá estaremos para usufruir ao máximo estes gloriosos festejos. Qual sudoeste, paredes de coura. Festas da Coutada são místicas! Ranchadas, fadadas, o loto, o frango assado, enfim a reportagem surgirá depois deste evento! Fica o convite a todos os simpazitantes venham gastar os euros na festa! Animação garantida, para tal beba muito, e se estiver a conduzir sempre pode dormir num dos bancos existentes no largo principal!

Inté ...

26 julho, 2006

GRANDE FESTA

23 julho, 2006

Europeu sub-19

Esta notícia nada tem a ver com a Coutada, mas tem a ver com a nossa Terra, à beira mar plantado (Camões disse jardim, mas as flores já murcharam todas, que venha agora a gadanha)

Sim é verdade, quem ouviu falar deste campionato de futebol nos meios de comunicação social?
Se estou errado, perdoem-me a minha cegueira e surdez. É que eu procurei e rebusquei nas páginas web dos nossos queridos meios de comunicação sociais tugas e a tão desejada informação sobre o evento, e não apareceu (se calhar, escondeu-se quando acedi às páginas, para me enganarem!!).
Podem ver tudo em http://www.uefa.com/. Para adiantar um pouco, Portugal ficou em 3º lugar no grupo, com 3 empates (3 pontos), no qual também faziam parte a Espanha, a Turquia e a Escócia, pelo que não passou às meias-finais.
Se pudessem ajudar, não sei como contactar digníssimas empresas televisivas via email.

Um abraço, e cá vamos nós com a cabeça entre as orelhas.

17 julho, 2006

Meux amigox, eles estão aí ...

Buenas ...
Mediante o tema que se vai agendrando (outro termo iluminado) na minha cachimola, aproveito este estado de exsudação excessiva provocada por este calor que acolho de braços abertos (as axilas assim o agradecem) esperando que seja acompanhado por mais um momento de inspiração (não me refiro aos movimentos respiratórios, é óbvio!). Será que existe mesmo uma correlação entre estas duas variáveis: o suor e a criatividade?!
Deixando a divagação e passando ao que realmente interessa neste blogue, o que se passa na terrinha, aquela que é música para os meus ouvidos - Coutada - e estando eu distante (quase emigré), adivinho o que por lá se passa. Assim, este novo "post" deveria ter-se iniciado da seguinte forma: Bonjour!
Sim, já adivinharam ... Chegou a época dos nossos conterrâneos que habitam no estrangeiro, a maioria deles pelas terras gaulesas ... (a ganda Jijou) regressarem à terrinha para matar a saudade com quem se viu privado de conviver, familiares e amigos, um ano inteirinho!
E com a sua chegada, lá nos vamos habituando às expressões, algumas carregadas de influências francesas.

Lembremo-nos de algumas:

"Michel, tu vas tombé ... Ah Filho da p***, eu não disse que ias cair!" (Se tivesses falado em português ...)

"Ó filho, diz lá ao Senhor, como tu tapelas?" ( ... o teu nome, fach favor)

""Ó Manel, trava que está o fogo vermelho!" (e gozam com isto, é pura poesia!)

"Diacôrdo" (a tradução de D'accord!)

"Est-ce que o Benfica vai ser campeão este ano?" (Entenderam, não? ... É mais forte que eu!)

"Il fait chaud au Portugal!" (... quem diria?!)

"Óh Bon Dieu de la France, donner moi de la chance et de la patience ..." (... eu preferia os números sorteados do próximo Euromilhões ...)

"Se tu queres, hein ..." (resposta típica do emigrante que concorda!)

"São cinco Eirous" (Euros francos!)

Tantas e tantas outas expressões vão enriquecendo o nosso sentido de humor, a alegria de vivermos nesta área única. Queiram deixar outras que se recordem.
É óbvio que assim nos preparamos para melhor recebê-los, com um largo sorriso nos queixos, sem sarcasmo, e prontos para trocarmos os euros portugueses com os franceses no negócio mais tradicional coutadense nesta época que é a das minis fresquinhas enriquecidas com o tradicional tremoço ou até mesmo as cacaoetes!

E para terminar, uma canção de alegrar:
"Coutada, ó minha terra.
Mais alta te quero pôr.
Das tuas felores mimosas. (é mesmo dito assim!)
Eu colho rosas
Pr'ó meu amor ...
Lai lai lai lai lai ..."

Vou para a praia ... Não, não vou aos gambuzinos (já lá vão tempos ... outras ingenuidades!) refrescar a memória e inspirar o vento do Sueste, eheheh.
Há grandes vidas.
Fiquem bem que eu também vou fazer por isso.
Inté ...

As Flores da Coutada


Para quem não sabe todos os coutadenses têm um jardim para as couves, tomates, batatas, botolhas, etc.
Mas existe ainda a arte de criar as mais belas flores da cova da beira, isto em particular
observe só esta pequena amostra viva disso.

13 julho, 2006

Novo link

para visualizar fotos clik
http://coutadafotos.blogspot.com/
Já não necessitam de se registarem para colocar um comentário!
Venham daí as vossas opiniões!

um pouco de História

COUTADA

Orago: São Sebastião
População: 475 habitantes
Actividades económicas: Agricultura, indústria, construção civil e pequeno comércio
Festas e romarias: São Sebastião e Nossa Senhora da Saúde (2º Domingo de Agosto), S. José (Domingo a seguir a 19 de Março), Nossa Senhora de Fátima (3º Domingo de Maio)
Património cultural e edificado: Igreja matriz, calvário, capela de S. Sebastião, fonte velha, casa mortuária e lagares de azeite
Outros locais de interesse turístico: Piscinas com parque de merendas
Gastronomia: Borelhão, cabrito assado, filhós e bolos de leite
Artesanato: Fabrico de bombos, rendas, pintura de quadros e sapateiro manual
Colectividades: Centro Social da Coutada, Centro Cultural e Desportivo da Coutada e Associação Desportiva e Folclórica de Coutada
para mais inf. http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=2422
ou http://www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br/cvl-coutada.htm

Coutada é uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, com 7,74 km² de área e 476 habitantes (2001). Densidade: 61,5 hab/km². http://pt.wikipedia.org/wiki/Coutada

12 julho, 2006

Coutada na aldeia global ...

Buenas a tutti. Forza Italia, temos pena França e Jijou!
De regresso a este blog extraordinário, fantástico, viciante até direi: Não há um dia que passe que masturbo a rata do meu computador (upss, lá vêm as baboseiras ... corro o sério risco de ser censurado pelo mestre!) e vou até aos favoritos consultar esta página divinal.
A minha morfina diária ... confesso.
Fico entristecido pelo facto dos comentários não aflorarem como desejaria, isto é, que não se verifique uma maior participação dos conterrâneos e afins, mas enfim, a divulgação deve ser uma falha para a qual temos de reflectir muito seriamente. Para ti, mestre: Porque não a divulgação no horário nobre da televisão deste incrível, alucinante blog!
Mas, não obstante (uiiii, palavras lindas) à minha divagação, não me imiscuo (oh) da minha verdadeira função neste blog. O de contribuir (sou um contributors, soa a filme de ficção científica ... já me chamaram tantos nomes, este ainda não ... até simpático).

E por ser um bom ouvinte (desculpe?) a Prima a Nela (residente no estrangeiro, nas terras do Chirac ... ah ganda Jijou), apesar de não ser contributors (nem queiras, é muita responsabilidade sobre os ombros, tou quase deitado sobre a secretária - antes por um bom motivo, mas enfim, desabafos) e como uma coutadense apesar de ausente da área geográfica mas muito presente (sabe as novidades todas da terrinha ... eheheheh) propôs que se colocassem links, para os menos entendidos uma hiperligação a endereços electrónicos relacionados com COUTADA em grande! Deixem ver se consigo dizer de uma forma mais levezinha: para se aceder a um sítio (site em inglês) da internet temos de escrever um endereço no browser, aquela barra branca onde se escreve, por exemplo http://coutada2006.blogspot.com/ . Assim, em vez de escrevê-los, e porque há gajos espertos (o Gaitas, em Inglês, o Bill Gates) inventaram esta magia de, ao escrever o endereço, basta colocar o cursor sobre a morada e provocar belas sensações ao rato do vosso computador carregando com o botão esquerdo ... e zás também estás lá. Acho que baralhei mais, mas também não importa!

Pesou o peso (não me refiro ao subúrbio adjacente a nossa maravilhosa freguesia), dizia eu que pesou o peso da minha função neste blog e considerei (após muita reflexão, acreditem ... cofcofcof ... maldita bejeica!) a sua proposta de forma positiva. Podia ter escrito: F****, tens toda a razão, bora fazer isso!
Primeiro, podem aceder ao link da Câmara Municipal da Covilhã, como já tinha referido anteriormente. Assim, preparem o dedinho, e com toda a suavidade ou pujança (conforme o estado de espírito da sua alma) carregue no botão esquerdo do seu rato sobre este link: http://www.cm-covilha.pt/
Consulte concelho, freguesia e "of course" Coutada (música para os meus ouvidos sempre que a palavra é pronunciada, para vocês, não?)
Sugeriu-me ainda que divulgássemos a bandeira que é hasteada no edifício da Junta de Freguesia, juntamente com o estandarte para cerimónias e cortejos. Good idea!





Bandeira: de vermelho. Cordões e borlas de ouro e vermelho. Hasta e lança de ouro.
(Ordenação heráldica do brasão e bandeira, publicada no Diário da República, III Série de 05/03/2004)
Prosseguindo neste devaneio literário ... que bem que me sinto ... então e as noxas crianxinhas? Também delas é o reino de Diós!
E para elas e por elas, aqui fica o link que nos dá acesso à página da Escola do 1.º Ciclo da Coutada, para regozijo da nossa sinistra, ups, desculpe, ministra da Educação. O link é o seguinte: http://www.eb1-coutada.rcts.pt/
Meux amigox, e é tudo, por hoje! Não se esqueçam de contribuir com os vossos comentários que são o impulso que precisamos para continuar em frente nesta sublime página. Ah grande mestre, Viestes Vós de Atrás-dos-Montes, para esta área Iluminada Beirã. Poderia eu conceder-Vos a chave desta Aldeia (como se faz nas cidades!). Uma proposta a sugerir na próxima Assembleia de Freguesia. Uma alusãozita (não, não é a Sãozita!) deste blog, na próxima reunião, para que conste na acta da próxima assembleia ... também não era má ideia. São mais alucinações que me ocorrem que atribuo a culpa inteirinha aos ventos vindos de Marrocos que trazem os pólens de ervas ruins que me deixem extasiado, neste estado! A minha teoria para o fenómeno que no Algarve entitulam de Levante ou melhor Vento do sueste. Segundo um colega meu, até os cães ficam doidos eheheheh.
Será que é desta que mi voy ... volaré Trezeguet, cantaré Jijou Jozé ...
Não posso deixar de colocar este lindo poema que acabo de ouvir na rádio dos Caixilhos Iluminados, . Cantarolando a música de "La Cucaracha, La Cucaracha, já no puedo caminhar...) cantem:
"EU TOU A RASCA ... TOU TOU A RASCA
NEM CONSIGO CAMINHAR.
EU TOU A RASCA ... TOU TOU A RASCA
NÃO TROUXE O PROTECTOR SOLAR!" Lindo!
Amigas e amigos um grande abraço deste vosso fiel conterrâneo que não vos esquece. Tenho dito.
Inté ....

08 julho, 2006

Internet na Junta de Freguesia

No passado mês de Junho, eu, o "alimão" e o "mustafá", instalamos uma rede informática, para na sala do rés-do-chão (onde funcionou o "cortiço") ligar computadores à internet ADSL 512. Alguns dirão que é pouco, mas por aqui não dá mais. Já é uma boa estrada, comparado com o caminho de cabras que é a linha analógica.
Instalamos dois computadores, podendo-se ligar até três. Vai ser preciso reparar um dos outros dois PCs do lote de quatro oferecidos à Junta, para que a sala fique completa.
Esperemos que abra antes do início das aulas, para que os alunos da nossa terra usufruiam de toda a informação disponível para os melhores estudos.
Talvez só falte elaborar o regulamento que lhes foi proposto.

07 julho, 2006

FESTA EM HONRA DE Nª SRA. DA SAÚDE E MARTIR S. SEBASTIÃO

Após reunião com o nosso tesoureiro da festa temos programa!!!!!
SENHORES E SENHORAS APRESENTO

SEXTA DIA 11 AGOSTO: - SESSÃO DE FADOS E KARAOKE
SABADO DIA 12 : - CONJUNTO DE BAILE E ROCK, E AINDA, AGRUPAMENTO MUSICAL ELE E ELA.
DOMINGO DIA 13: MISSA SEGUIDA DA PROCISSÃO COM A BANDA FILARMÓNICA DE PEROVISEU - PELA NOITE DENTRO, CONJUNTO DE BAILE E ROCK, E AINDA, GRUPO DE MUSICA TIPÍCA.
SEGUNDA DIA 14 : UM ORGANISTA E AINDA OS FAMOSOS BOMBOS DA COUTADA. E AINDA, O RANCHO FOLCLÓRICO DA COUTADA.

SENHORES ISTO SEMPRE COM SERVIÇO DE BAR E PETISCOS E A FAMOSA QUERMESSE

ABRILHANTADO PL´A APARELHAGEM LUZ E SOM

GRANDE COUTADA

06 julho, 2006

O Brasão




Armas - Escudo de ouro, dois pinheiros arrancados, de verde, alinhado em faixa; em chefe, mó de moínho de vermelho, furada do campo; campanha diminuta ondada de azul e prata de três peças. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ COUTADA “.

05 julho, 2006

Qualidade Vida


BOM DIA COUTADA


Para quem não conhece...

Apresento a zona de lazer das Lajes.
Recentemente limpa para se poder utilizar.
Convido todos os Coutadenses a dar uma volta pelas Lajes e desfrutar a frescura que vem do ribeiro.

Bem Haja

04 julho, 2006

HÁ VIDA EM ... COUTADA

Não parece assim tão grande, mas acreditem que há lá ... Vida! Coutada City "Capital do Rio Zêzere"

Buenas a todas e todos os blogueiros, bloguistas, bloguensaístas, blogskerdos, blogsdireitos e blogs axim-axim.
Desafio é desafio!
O Mestre transmontano mas cada vez mais beirão (diga-se de passagem) é o responsável por essa ideia. Digamos, pariu este blog! E mais, avisou-me para não dizer baboseiras ... será k conseguirei resistir, o tempo o dirá!
Pretende-se dar notícias, eventos (culturais?!) que acontecem num aglomerado urbanístico rural (que bem que soa!) na encosta Sul de uma segunda cordilheira da Serra da Estrela. Não conhecem? Coutada de seu nome. Se respondeu negativamente é pura ignorância. Mas alegre-se que enriquecemos a sua cultura? (tosse...., culpa das minis que bubemos Chez Serge et Sandrine frias na comemoração da nossa vitória sobre os bifes!).
Pois é, a terreola Coutada, poderia ter tantos outros nomes, que não vou revelar porque começariam aqui as baboseiras, mas dizia eu, é uma aldeia do concelho da Covilhã juntinho ao Riozeco Zêzere (esse já conhece, não?)
Este fim de semana ... EU ESTIVE LÁ, e tantas vezes me soou aquela música na massa craniana "Eu estou aqui". Mas vi pouca gente ... poucochinha! Não fui à missa ... ups!
Mas desde já, quero avisar a todos os meus familiares que não encontrei, amigos, conhecidos e afins que graxas à Deus estou bem, tirando a irritação na garganta que relembro é culpa da arca frigorífica do Serge et Sandrine! Ah ganda Ricardo!
Poderia colocar aqui uma foto (hei-de tentar....) um esquema com a localização da dita terrinha. Mas meux amigox sigam para o sítio da Câmara Municipal da Covilhã e façam as vossas pesquisas, all right?
É fácil ... poucos ingredientes: um motor de busca (o amigo google!) digitam Câmara ... blablabla e enter e já está! Ok, não está não. Tem que carregar ou melhor dizendo clicar no sítio onde é referida a dita câmara. Se não entendeu, procure uma acçãozita (não, não é a Sãozita!) de formacion em Internet Explorer. Ah, e não basta ter um computador, têm que ter também um modem, uma linha telefónica para poder usufruir na sua plenitude (k lindo!) das maravilhas cibernáuticas (não entendeu, deixe lá o motor de busca e pegue num dicionário!).
E lanço aqui um tema muitas vezes discutido nas noites animadas de Inverno, de Verão na esplanada do Valsa Bar situ in Coutada, para que deixem os vossos comentários.
O tema é o seguinte: proponho que se lembrem de nomes tipicamente coutadenses. Que só nós, iluminados da Beira Interior, conhecemos. Digamos não será propriamente um dialecto mirandês, mas para lá caminha. Quantas vezes tenho de repetir as palavras que profiro com o meu xotaque coutadense porque outros menos iluminados não compreenderam.
Ora, deixo aqui alguns dos termos que me lembro agora:
Caronca = teia de aranha (BOA!)
Lapatcheiro = um lamaçal?
Embusnedo = comi que nem um abade e tou de barriga quase a rebentar!
A tua camisa conduz ... = quando se pretende dizer CONDIZ
Arreganhado = cheínho de frio.
Ftcho da porta = fechadura da porta! (Somos únicos!)
Mtcho = e esta, hein?! É um banco!
Brolhões = Maranhos (Gastronomia desta área iluminada!)
Serpão = Tomilho (calma, não é o Tó Milho, é a erva aromática!)
Emburrico = É um trafulha!
Escaleiras = São as escadas.
Pringueiro = Correqueu = Não gosta de estar em casa!
Peutchena = Uma barraquita
Betolha= Abóbora
...
e venham lá agora as vossas dicas que a esta hora já não dá para mais!
Outros temas que em breve surgirão: As alcunhas, os nomes das propriedades ...
Ah, aceitam-se propostas para novos temas!
Já agora se quiserem saber o que se passou na Assembleia ou como foi a homilia deste domingo perguntem a outros que EU NÃO ESTIVE LÁ.
Big abraxos ...

COUTADA EM GRANDE

é pessoal então notícias da Coutada


no dia 30/06/2006 teve lugar Asssemblea de Freguesia da Coutada