Buenas às comadres, aos compadres, aos compi(n)chas e sem elas, às babosas e babosos, e também às narcisas e narcisos, aos cobardes ou não, lobas e lobos, amigas e amigos, e porque não à vizinha e ao vizinho. Bem vindos ao blog da Coutada, visualizado em todo o Mundo (ele é no Canadá, pela França, passando pela Grécia, roçando a Argentina até ao Luxemburgo) cada vez mais internacional o interesse por esta área iluminada. O número de visitas são modestas mas certamente são sempre bem vindas.
Apesar de não ter estado neste evento marcadamente histórico (vide as placas evocativas desse momento) recebi, de fonte segura, o registo fotográfico dos muitos momentos passados pela população coutadense na companhia do Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Sr. Carlos Pinto e da Sua Eminência Bispo da Diocese da Guarda, D.Manuel (IV) da Rocha Felício.
Como será do conhecimento dos "voyeurs" deste blog, no dia 14 do mês passado (foi em Outubro, lembram-se?!) os ilustres supracitados deslocaram-se até à aldeia no intuito de formalizarem duas inaugurações e, como é óbvio, usufruir da excelente companhia dos coutadenses. As inaugurações foram as seguintes:
- No âmbito das obras de requalificação urbanística, junto à estrada nacional, de um passeio pedonal do cruzamento, até se perder de vista (numa distância de cerca de 50 metros, se não estarei errado) em direcção para a Covilhã. Esperemos por mais uma inauguração de um passeio do lado oposto da estrada lá para meados da próxima década (se o corte das finanças locais tiver pernas para andar!).
- Da remodelação da Igreja Matriz da Coutada.
Aqui fica o registo dos momentos eivos do acontecimento.
A placa que assinala a inauguração do passeio.
ANTES - Grita a placa ao repórter fotográfico: "Despe-me, está um sufoco!!"
DURANTE - Neste momento a placa suspira de alívio!
DEPOIS - Uma placa confusa com tantos olhares:
Missão cumprida, em grande plano, Sr. Carlos Francisco (Presidente da Junta de Freguesia da área iluminada) acompanhado do Exmo. Sr. Carlos Pinto (Presidente da Câmara Municipal da Covilhã) no lado direito da foto:
O registo fotográfico do interior da Igreja Matriz com novo visual. Sim, porque a corrente Fashion não se estende apenas ao vestuário:
A Sua Eminência, o Bispo da Diocese da Guarda:
E agora a parte formal do evento. Uma vez que não estive presente e por não ter feito os trabalhos de casa de forma determinada, vou tentar decifrar os discursos que se seguiram. Possivelmente terão sido de agradecimento por parte do Sr. Presidente da Junta, duvido que o Sr. Presidente da Câmara tenha feito promessas eleitorais pois longe estão as próximas eleições autárquicas. Ficamos a aguardar os comentários por alguém que viveu a experiência. Entretanto, aqui fica o registo:
O discurso aos presentes do Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Coutada:
"A bancada VIP - Very Important Person". O Sr. Presidente da Junta de Freguesia "encarcerado" entre a autarquia e o clero: Exmos Sr. Presidente da Câmara e Sr. Pároco da freguesia, Dr. António Serra, (estive bem, o céu garantido!!):
Uma perspectiva do staff inaugurativo, (para me fazer entender, os responsáveis pelas inaugurações) junto ao ex-libris da localidade - o edifício da Junta de freguesia com portas de entrada de um requinte e sofisticado bom gosto. A toalha de renda dá um toque sublime ao acto. Amo-vos. De quem terão sido as mãos laboreiras para executar tal obra prima?!
Terminadas as formalidades, os discursos, a apresentação das placas inaugurativas, as assinaturas e os sorrisos, eis o momento da real sociabilização. O contacto com a plebe de forma efusiva, sim porque as eleições apesar de distantes sempre vão-se aproximando, e como tal, o trabalho de casa deve ser cumprido. Foi servido um repasto digno da nobreza. Um manjar dos deuses. Mais uma "porca" serviu as suas carnes para saciar as vontades dos presentes. Falo-vos, como é óbvio, das vontades alimentares. A tarde foi longa, muitas emoções sentidas e não há estômago que resista. Há que o nutrir. O espírito de solidariedade da sociedade suína juntou-se ao evento e lá nos mandaram um espécime da raça. Há a registar duas baixas na população suína desde o mês de Agosto pela causa coutadense. No festival da Alcateia'06 também se sacrificou uma porca, recordado? Não tenhais receio da sua extinção, há novas crias a engordar na praça pública!
E agora a prova que pela noite dentro, o convívio se alastrou e contaminou toda a população. Terão servido bebidas alcoólicas? É bonito observar a satisfação estampada nos rostos dos comedores de "porcas". Obrigado "porca", quererão eles pronunciar?
Ficamos por aguardar, quiça, a Parte III desta Saga, pois parece-me que existem mais fotografias. Eu, no meu cantinho, vou continuar atento aos comentários, que são tantos que nem tenho horário para os aprovar.
Companheiros cibernáuticos tenham uma semana muito produtiva em todos os aspectos.
Inté ...
5 comentários:
Divinal, queremos sempre mais, e mais, e mais ....
Bem Haja!!!
Beijocas,
Manue
Como conseguistes descobrir, apenas através de registo fotográfico, tratar-se de um animal do sexo feminino?! Como poderás provar que só as porcas servem para o espeto!!! Vê bem, soa melhor ao ouvido "porco no espeto" e não "porca no espeto"!...
Contudo obrigado pelas fotos, uma vez que o reporter fotográfico contratado foi à boa maneira coutadense um "monhés", forreta mesmo no verdadeiro sentido da palavra...
E digam lá que as senhoras da Coutada, quem quer que tenha sido, não efectuam verdadeiras obras de arte!
M.I.M.
Primeiro queria dizer que esta muito bem descrito, todas as fotografias.
muitos parabens!
pronto eu não queria dizer mas foram as ricas mãos da minha mãezinha.ah!!
Paula M.
Parabens as fotos estao muito giras !!! Venham mais fotos da coutada é sempre bom ver a nossa terrinha ...
Jokinhas
Zita
Amigos lobos caso queiram ler uma história que durante dois anos um militar não lobo que passou pelo Norte de Angola durante o ano de 1966 a 1968,marcam Companhia de caçadores 1494 Batalhão de caçadores 1875.Assim, o mesmo aconteceu com alguns lobos dessa terra.Até breve.
Enviar um comentário