22 julho, 2008

12º Aniversário da Associação Folclórica Coutadense

Buenas


Com o calor do mês de Julho verifica-se alguma agitação na área iluminada. Vedações artísticas em prol da defesa do património da alcateia, segundo se diz por aí, idas ao tribunal para se saber a quem pertence a espécie de campo de futebol (gostaríamos de saber em pormenor o que se passa, os protagonistas envolvidos, quem acusa, etc e tal), a chegada das lobas, dos lobos e lobitos residentes no estrangeiro ou destacados noutras terras lusas e a ocorrência de festas e actividades lúdicas.
Chegou à redacção o programa de festas do 12.º aniversário da Associação Folclórica Coutadense:
No dia 26 de Julho de 2008, as 8.30h terá lugar o Paintball com insufláveis entre outros equipamentos no campo de futebol (agora vedado para protecção dos mirones e das "bábes" que desejam observar as proezas dos seus lobos combatentes). O preço por pessoa é de 20 eurolas (inclui: todo o equipamento de segurança e de jogo com direito a 200 bolas) mais 5 euros se quiser mastigar a grelhada mista! As inscrições encontram-se no café Kate Kero. O pagamento é efectuado no dia e no local da actividade. Participem!


No dia 27 de Julho, rivalizando o "Tour de France", as 8.30h tem início um percurso de BTT de forma a combater o colesterol e desenvolver os gémeos dos lobos para futuras caçadas! O trajecto será: Coutada; Peso; Pesinho, Alcaria; Dominguiso; Vales do Rio; Peso e Coutada. O preço por pessoa é de 5 aeiros, inclui a inscrição e dois pontos de abastecimento durante o percurso. Traga a bike! Para repôr energias uma feijoada espera por si à hora de almoço por apenas 6 aeiros. Se quiser inscrever-se no percurso e almoço, poupa 1 aeiro e fica tudo em ... em ... 10 AEIROs, ah pois é!! O perfume exalado pela urze, giesta e esteva vai ser seriamente comprometido! O pagamento também será efectuado no próprio dia e local. As inscrições também se encontram no café Chez Serge et Sandrine (Voilá!).

Resta-nos agradecer estas iniciativas que são sempre de louvar. Aguardamos a revelação das pelingrafias para postá-las neste vosso blogue.

Inté!

20 comentários:

Pedro Carvalho disse...

Sugestão: Uma feijoada no jantar do dia 26! O turbo estava garantido para o dia seguinte sem riscos de dopagem. Boa?!

Anónimo disse...

Já estão a chegar os nossos emigrantes, bem-vindos
Só não percebo porque é que vêem todos perfumados cheiram a léguas ate faz impressão

Anónimo disse...

Também quero dar as boas vindas aos nossos conterrâneos e independentemente de cheirarem bem demais, eu gosto de os ver por cá, mesmo que os contentores do lixo estejam a abarrotar, é sinal de movimento na alcateia.
Por este e outros motivos, os nossos emigrantes são sempre BEM-VINDOS.

Anónimo disse...

12 anos... É já algum tempo. É tempo e idade de profissão de fé. Fé no levar mais longe da cultura coutadense, mostrar as raízes e tradições da nossa gente e elevar o ser lobo. Pessoalmente agradeço à Associação todo o trabalho, suponho que nada fácil, que tem vindo a fazer, e faço votos para que se sintam com energia suficiente para continuarem, quiçá reforcarem a presença da Coutada em Portugal e no Mundo.
Parabéns.

Carminda

Anónimo disse...

Olá Carminda eu acho que devia dizer o (acto de contrição) e fazer um (exame de consciência )pois o que teem feito é festas para gastar dinheiro sem ter retorno, quanto a representação não tinha tanta esperança nessa representação pelo mundo fora, pois dizem por ai que o rancho já acabou por não saber representar, tenho pena disto estar acontecer mas e um prrrrrrobelema da dirrrreção.

Anónimo disse...

Também estou de acordo com o último comentário pois, gostria de saber se a Associação Folcrórica Coutadense é uma Associação sem fundos lucrativos e se por acaso não é, o que se faz ao dinheiro ue se recebe das poucas actuações que fazem! "Associação" era no tempo do Sr. José Soares, da D. Rosa, da D.Patrocinia, em que até o povo tinha gosto de os acompanhar, nas suas deslocações. Actualmente, nunca mais ouvi falar em excurções para acompanhar o rancho e os bombos mas, é como diz o ditado "mudam-se os tempos, mudam-se as vontadades" quer queramos ou não. De qualquer forma, faço um apelo aos dirigentes da nossa Associação: Por favor não deixem morrer, o que se conseguiu fazer por pessoas mais idosas, mas com "GARRA".

Anónimo disse...

Bom dia. Relativamente ao comentário anterior aconselho:
Enquanto eu faço um «acto de contrição», faça você um acto de contracção, pois para além da verborreia que manifesta,talvez fosse bom contrair o esfincter, evitar-se-ía assim o sair de tanta mer....
Nota: Não sei quem faz parte da DIRECÇÃO, mas louvo a disponibilidade dos seus elementos para tal.

Carminda

Anónimo disse...

bons dias, quanto a este assunto so tenho a dizer que concordo e discordo de parte das opiniões aqui escritas...(mas vou deixa-las para mim) como sempre muita gente sabre criticar mas quando chega a hora de alguem s chegar a frente ninguem toma a iniciativa. Vamos é todos pensar em lutar pelos mesmos objectivos e deixarnos de deitar a baixo as poucas coisas k vai haverndo de bom na terra

Anónimo disse...

Deixem os Jovens trabalhar. Foram elencados nomes de pessoas que fizeram o seu trabalho, que se retiraram, a quem todos estamos agradecidos. Mas uma coisa é certa: Não há insubstituíveis. Ou será que anda alguém com azia por se ter afastado da Associação (afastado de livre vontade ou não)? Creio que a actual direcção merece tanto respeito como os anteriores, pelo menos ainda não se valeram do cargo que ocupam para retirarem benifícios pessoais. Lembro que numa 1ª fase foi adquirida uma casa que impossibilitou a instalação de uma sede digna para a Associação. Talvez tenham começado aí os problemas! Hoje a casa estaria recuperada e a Associação teria um espaço para melhor desenvolver oseu trabalho.

Carminda

Anónimo disse...

Atão e a festa de Agosto, como vai ser? Não há novidades? Será que este ano ainda lá vão colocar a grua? desconfio que sem grua a festa nunca mais será a mesma. E a quelha está tão estreita, será que a procissão passa lá?

Anónimo disse...

Deviam ter vergonha de deixar aki certos comentários tristes ora kem nao está contente k se ponha lol peguem essas pessoas k se dizem tão ESPERTAS E INTELIGENTES nas coisas k axam k estao tão mal e ponham nas bem!!!
Nota: Saber criticar os outros é facil mas fazer melhor mais dificil é.

Anónimo disse...

sem mudar de assunto so tenho a dizer que tambem fica bem as pessoas do blog pelo menos as que se encontram mais perto, a afluencias a estas actividades que se desenvolvem a partir de hj sabado...pessoas que tanto dizem fazer para promover a terra tambem lhes fica bem pariciparem nas actividades

Anónimo disse...

Tenho visto aqui tanta barbaridade, que em nada eleva o nome da Coutada. Ao invés de criticarem quem trabalha não seria melhor ideia se todos os que se dizem interessados em divulgar a nossa cultura, colaborassem em vez de criticar. Acho que todos devem ter a sua oportunidade e a pessoa que está à frente da Associação, tem capacidades para desempenhar o seu lugar, tão bem ou melhor que as outras direções. Criticar até não é mau de todo porque, por vezes ajuda as pessoas a refletir melhor sobre certos erros que se cometem e que poderiam ser evitados mas, falar com tanta arrogância, como é o caso de certas pessoas que, até parece só elas serem especialistas na matéria,ainda mais para quem vem à Coutada uma ou duas vezes por ano ao ponto de deixar de conhecer as pessoas da terra, é na verdade, muita presunção!Aproveitem o fim de semana para se divertirem, colaborem, esqueçam gruas e quelhas e cumprimentem as pessoas que aqui vivem todo ano pois, são estas pessoas que vão ajudando a conservar algumas tradições que ainda subsistem.
Sem ressentimentos, desejo a todos os que vêm à nossa terra nesta época do ano, umas boas férias.

Anónimo disse...

Entao e participar nas actividades...isso é k era bom vamos ver amanha se algumas pessoas perdem a vergonha...sim pk isto é uma situação mt complicada é preciso ter msm vergonha...criticar criticar criticar...ficou bem as pessoas deste blog a afluencia e a outros lobos que por essas terras fora divagam. Pensem antes de falar, talves seja boa ideia n sei (é so uma mera opinião pessoal) ate sempre lutem pelos mesmos objectivos...assim n vamos lá

Anónimo disse...

Muito sinceramente de vez em quando até gosto de vir ao blog saber algumas novidades, mas começo a pensar de que realmente é uma perda de tempo,pois começo a ficar triste com comentários inúteis e com as críticas destrutivas que leio.Assim não vamos longe, depois acabamos por dizer; mas nas outras terras há e aqui o pouco que há ainda se deita é abaixo.
Não deixem morrer os bombos nem o rancho uma vez que mostrar as tradições da nossa terra deveria ser um orgulho para qualquer coutadense que se preze. Sei que não é tarefa fácil mas se alguem tiver disponibilidade e consiga fazer melhor, que arregasse as mangas e comece a trabalhar em vez de criticar.
Relativamente aos benefícios pessoais gostava muito que quem escreveu esta barbaridade tivesse a coragem de dar a cara e me dissesse ( se quiser) pessoalmente que benefícios pessoais tirou a direcção anterior. Se estivessem calados ou tivessem mais com que se preocupar, de certeza que seria muito melhor.
Assim não vamos a lado nenhum, quando uns fazem e os apenas criticam. é tão fácil criticar.Deixem-se de mesquinhices e pensem todos em contribuir para bem da terra, isso é que era bom. É a primeira vez que faço um comentário nest blog e penso mesmo que será a ultima caso continue a verificar que as criticas destrutivas continuam. pelo menos quando as fizerem, assinem o verdadeiro nome.

Anónimo disse...

Como posso dizer-te na cara que benifícios pessoais são esses se também és anónimo(a)? Ah!ah! enfiaste a carapuça!

Unknown disse...

Bom dia!

Apesar de residir fora do País, sou uma cidadã Coutadense e, como tal, tenho o direito de opinar sobre assuntos que digam respeito à minha e nossa Coutada, criticando ou elogiando. A cidadania Coutadense é atestada pelo direito a voto que efectivamente tenho, o qual pretendo exercer em próximo acto eleitoral, pois o pouco tempo que passo na minha aldeia dá para perceber que algo tem de melhorar no burgo.

Vejo que estão a fazer obras nas Lajes. Parece-me correcto que tenham ido para a frente com o projecto e que é uma obra com interesse, tivesse ela sido feita nas Lajes ou noutro lugar qualquer.
Agora esperemos que os cidadãos Coutadenses a preservem sempre limpa e que o ribeiro não volte a ser um depósito de lixo e entulhos de todo o género. Assim, pelo menos, minimiza-se a poluição fluvial. Temos de preservar o ambiente, por isso é um projecto financiado pela ADER (Associação para Desenvolvimento em Espaço Rural).

Só espero que não estejam a realizar esta obra para desviar a atenção de outras menos correctas...
Por exemplo, a vedação do Campo de Futebol, a meu ver e pelo que sei, aos olhos de muita gente, foi uma obra sem interesse, que em tempos de contracção orçamental serviu única e exclusivamente para desperdiçar fundos. A verba que gastaram na vedação teria sido preferível ser utilizada no arranjo dos balneários (paredes e telhado, é o que são os balneários, sem água, etc...) que estão numa lástima, para que os atletas, e utentes, pudessem usufruir de instalações correctas depois de um evento desportivo.

Sei das polémicas que giram à volta do dito Campo. Mas, "quem não deve não teme".
Toda a população sabe que o Campo nem pertence à Associação, nem ao Sr. Libório, nem à Junta de Freguesia, é sim do "Povo". Se à Junta compete zelar pela preservação das infra-estruturas, ao Clube compete organizar eventos que propiciem o seu aproveitamento. Será da eficaz articulação destas duas entidades que resultará o benefício público que todos desejamos.

Quanto ao Polidesportivo, obra arrojada, no dizer de alguns até megalómana, espero que uma vez começada a obra estejam garantidas condições económicas para a sua conclusão, sem que seja hipotecado o futuro financeiro de executivos vindouros. Certamente que ninguém lançará a 1ª pedra sem ter certezas da possibilidade de conclusão da obra!

Espero também que o problema da segurança rodoviária no fundo da estrada seja resolvido rapidamente e que não se arraste durante meses. A Junta de Freguesia tem de continuar a pressionar a Câmara Municipal para que se resolva bem depressa o problema, de dissuasão de velocidade no cruzamento. Senão façam como eu, preencham o "Formulário de denúncia" e enviem para a DECO.

Agora falo de um problema pessoal : voltando à iluminação de um poste com um candeeiro colocado na propriedade dos meus pais que tinha iluminação pública há já 27 anos, que foi cortada em pleno Inverno, que a Junta de Freguesia não quis voltar a ligar (quando tinha poder para o fazer), esse problema está resolvido e agora a propriedade está iluminada por conta própria.
Acompanhei com atenção primeiro, com indignação depois, a questão em apreço. Lamento que as entidades em causa tenham dois pesos e duas medidas e não acredito que alguém responsável não conheça outros locais privados iluminados por "luz pública". Será?!
Soube que a Junta de Freguesia e a EDP se preparam para mudar a linha que alimenta a casa dos meus pais. Espero que a voltagem seja a mesma que existe na instalação antiga que vem do "Terreiro". Digo isto porque o fornecimento de energia será feito agora em "ponta de linha" e, embora leiga na matéria, suponho que a qualidade do fornecimento não será a mesma.
Acresce ainda que para tal mudança, nem a Junta de Freguesia, nem a EDP, dão uma justificação plausível para tal, proporcionando assim a especulação sobre os motivos que levam a tal. E todos eles são plausíveis. Continuo, continuamos à espera de uma justificação. É que, não queremos um dia mais tarde ter de cortar pinheiros por causa dos fios terem sido mudados. Uns plantam árvores e outros têm de as cortar. Não está correcto... Digo isto porque os fios eléctricos não podem tocar nas árvores.

Fica o meu parecer sobre o que acho que está bem ou mal na Terrinha. Vivemos num País livre e democrático, onde podemos exprimir as nossas ideias, termos pareceres diferentes, uns dos outros e ainda bem, porque se todas as pessoas pensassem da mesma forma seria muito monótono... É normal e saudável que haja oposição.
Só mais uma coisa: Tenho pena que muitas vezes aqui no Blogue, as pessoas falem e critiquem sem darem a cara (também é verdade que têm o direito de não se identificarem, mas... cada um é que sabe).
Temos de ter coragem para elogiar e criticar o que está bem ou mal, dando o nosso ponto de vista, quer ele seja aceite ou não.
Tenho dito...

Boas férias para todos.

Manuela dos Reis

Anónimo disse...

Olá a todos,

Muitos parabéns aos 15 anónimos que se fartam de "ladrar de castigo", expressão tipicamente transmontana!

Mas afinal quem vocês são, têem medo de se identificarem??????

E isto está lindo, isto esta lindo está!!!!!!

Boas férias.


Rosabelle Gonçalves

Anónimo disse...

Coutadaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Coutadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! A coutada é que rulaaa!!!